O ano de 2018 foi de pouquíssimo protagonismo de Rômulo no Flamengo. O volante não conseguiu uma sequência entre os titulares com os três técnicos que comandaram o time até agora - Carpegiani, Maurício Barbieri e Dorival Jr -, perdendo espaço e tornando-se a quinta opção para a posição no elenco. O final de temporada, no entanto, pode dar ao camisa 27 a chance de terminar 2018 deixando uma impressão boa para torcida, diretoria e comissão técnica.
Contra o Santos, nesta quinta, Rômulo volta ao time titular do Flamengo após 120 dias. A bola rolará às 17h, no Maracanã, pela 34ª rodada do Brasileirão.
Com as ausências dos meias Willian Arão e Lucas Paquetá, suspensos, Dorival Júnior confirmou a titularidade de Rômulo. Na última semana, o técnico havia indicado que a chance chegaria para o volante, o qual teve o desempenho nos treinos elogiado pelo comandante, que dirigirá o Flamengo pelo oitavo jogo.
Até esta quinta, Rômulo só atuou por seis minutos com Dorival, no clássico contra o Fluminense - 3 a 0 no Maracanã - pela 29ª rodada do Brasileirão.
'Tem muita qualidade, pode ajudar sim o time e tomara que tenha oportunidade jogar e mostre seu potencial', afirmou Cuéllar, ao ser questionado sobre a possibilidade de atuar ao lado de Rômulo.
A contratação de Rômulo, vindo do CSKA, gerou grande expectativa na Gávea no início de 2017. O volante, por sua vez, chegou ao clube sonhando em retornar à Seleção Brasileira, mas jamais esteve perto de engrenar uma boa sequência com a camisa rubro-negra. Em seu primeiro ano, foram 26 jogos. Nesta temporada, são 11 até agora.
Para efeito de comparação. Rômulo, com 425 minutos em campo na atual temporada, é apenas o 29º jogador que mais atuou pelo time. O volante de 28 anos fica atrás de jovens como Jean Lucas, Thuler e Lincoln e, também, de nomes como o atacante Éverton e o volante Jonas, que deixaram o clube ainda no primeiro semestre do ano.
O contrato de Rômulo com o Flamengo é válido até 31 de dezembro de 2020, mas o futuro do jogador na Gávea na próxima temporada é incerto. Além de não ter rendido o esperado até o momento, o clube terá uma nova direção a partir do ano que vem - o pleito presidencial acontecerá em 8 de dezembro.