Flamengo e Fluminense se enfrentaram no Maracanã, em jogo válido pela 34ª rodada, e não saíram do 1 a 1. Em partida marcada por nuances, cada equipe foi superior por um tempo, e protagonizaram clássico equilibrado. Técnico do Fla, Tite definiu o confronto como 'jogaço', mas lamentou as chances perdidas.
+ Com duas expulsões, Flamengo e Fluminense não saem do empate em jogo pelo Brasileirão
- Foi um grande jogo. Foi um jogaço, de alto nível. Os dois últimos campeões de Libertadores. "Ah, porque no primeiro tempo atropelou", porque no segundo? "Porque do outro lado tem outro campeão da Libertadores". Jogaço. Digno. Talvez, só retirar as expulsões... Competitividade, qualidade técnica -, disse.
Questionado sobre as nuances da partida, com domínio do Flamengo na primeira etapa, e superioridade do Fluminense na segunda, Tite destacou o volume das equipes, e lamentou o resultado 'adverso'. Para o técnico, o Rubro-Negro poderia ter vencido a partida.
- No contexto geral do jogo, fez um grande primeiro tempo. Grande. Talvez, se tivesse concretizado as oportunidades, faria um placar mais elástico. Hoje estavam em campo no Fla-Flu os dois últimos campeões da Libertadores. Isso é grande. Com um grande trabalho do Diniz, do Angioni, e nós retomando esse processo de confiança e fazendo um jogo do nível do 1º tempo foi impressionante para mim. Nas trocas, no segundo tempo, tu revitaliza. Quando eu ia fazer esses ajustes, tomamos o gol no segundo tempo. O jogo terminou mais equilibrado. Metade para nós muito superior, uma outra parte, 25 minutos, talvez, de superioridade do Fluminense, mas sem uma contundência. Fica a sensação de que podíamos ter vencido.
Ainda sobre o jogo:
- Jogos com diversas etapas de jogo, um jogo com a coordenação de movimentos que tem o Fluminense pra saída de bola, e na saída de bola empurrar a equipe para baixo. Não que a equipe quisesse, ela quer jogar num plano parecido como o do Palmeiras. Você tem que ver que do outro lado tem qualidade também. Teve o mérito da equipe da adversária, depois a gente reequilibrou.
- Nesse reequilibrar, precisávamos ter um time mais fresco. Eu tenho um jogador com a qualidade do Gabi, eu tenho um jogador com a qualidade do Bruno Henrique, que eu tenho que usar até para ter velocidade, porque eles estavam se expondo e tendo a possibilidade de jogada no espaço. Pedro mais pivô e tem feito bons jogos, mas você tem a condição de usar também todo material humano que possa ser possível. Não como ideia, mas como uma situação no jogo.
Pedro e Gabigol podem jogar juntos?
- Podem, só que eu também tenho que olhar a realidade. Cebolinha está jogando muito, Luiz está jogando muito, Bruno Henrique tem velocidade, então o campo está falando com esses jogadores jogando muito.
Uso dos laterais do Flamengo
César Sampaio - A estrutura de construção, usando os laterais por dentro depende muito do adversário, da força e da vulnerabilidade. Para esse jogo, como tínhamos dois externos, se você coloca um lateral que ultrapassa também, muitas vezes os dois ocuparão um mesmo espaço. Também porque uma das forças do Fluminense é o contra-ataque, com jogadores de impacto nesse setor ofensivo pelas laterais de campo. Por isso, deixamos a construção mais para os jogadores de meio-campo, os laterais serviam muitas vezes de apoio ou então quando um externo tinha uma ação interna para dar amplitude. Ayrton e Wesley são jogadores que dispensam comentários em termos da qualidade técnica deles e são jogadores que iremos utilizar com certeza até o final da competição.
Como equilibrar o time para a reta final?
- Os equilíbrios são: o mental, o físico, o tático, o técnico e o técnico-individual. Essa junção de fatores determina o desempenho, excelência, superioridade para jogar bem... Tudo isso interfere.
Detectou alguma carência no elenco para 2024?
- Eu não penso em 2024. Palavra de honra. 2024 só vai ser planejado a partir da realidade de 2023, senão estaremos sempre procurando os jogos, os treinamentos. No final (da temporada) eu tenho a condição de dar uma resposta mais justa com mais discernimento. Ainda temos 5 jogos, fizemos 7, no final eu te prometo.
O empate com o Fluminense não foi bom para o Flamengo, que tentava se manter vivo na luta pelo título e, com a vitória parcial, chegou a igualar o número de pontos com os líderes do torneio. Agora, o Fla tem cinco pontos a menos que o Palmeiras, que momentâneamente ocupa a primeira colocação na tabela. O Fla, no entanto, tem um jogo a menos.