Tite, Sampaoli, Jorge Jesus… veja situação de possíveis nomes cogitados pelo Flamengo
Vítor Pereira e comissão técnica foram desligados do Flamengo, que procura novo técnico
- Matéria
- Mais Notícias
A demissão de Vítor Pereira colocou o Flamengo de volta ao mercado em busca de um novo técnico. Jorge Jesus e Jorge Sampaoli são os nomes mais cotados na Gávea, mas outros nomes têm sido lembrados por torcedores e jornalistas nas
Os visados pela torcida e debatidos entre a diretoria vão desde Jorge Jesus, ex-treinador idolatrado por grande parte dos rubro-negros, a Tite, que comandou a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo. Outras opções são Jorge Sampaoli, contestados por torcedores, e até Marcelo Gallardo, que não chegou a ser debatido oficialmente, mas deixou o River Plate (ARG) no final do ano passado.
Alguns dos nomes estão sem clube, enquanto outros dependem de conversas não só com os treinadores, mas também com as equipes que, atualmente, representam. Abaixo, o LANCE! apresenta a situação de todos técnicos ventilados para assumir a função dentro do clube da Gávea.
Relacionadas
+ ANÁLISE: Vice do Carioca escancara problemas em todas as frentes para o Flamengo
JORGE JESUS
Jorge Jesus possui contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, até maio deste ano. De acordo com o diário português "A Bola", a equipe turca propôs a extensão do vínculo para seguir por mais um ano sob a frente do clube. No entanto, a relação com o Flamengo pode ser um diferencial para um possível retorno do treinador. O LANCE! apurou que, no momento, o Mister é o plano A da diretoria.
Nesta segunda, Jesus falou sobre a situação no clube turco, sem revelar qual será o seu futuro.
Jesus chegou ao clube em junho de 2019 e permaneceu durante pouco mais de um ano no cargo Pelo Flamengo, conquistou a Libertadores e Brasileirão, em 2019, e Supercopa, Recopa Sul-Americana e Carioca, em 2020. Seu último jogo foi contra o Fluminense na decisão do Estadual.
TITE
Tite está longe da área técnica desde que deixou a Seleção Brasileira, em dezembro Ao todo, comandou o time em 81 jogos: 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas (80,2% de aproveitamento).
Foram campanhas muito vitoriosas nas eliminatórias das duas Copas do Mundo que disputou. No entanto, parou nas quartas de final nas duas competições, respectivamente, contra Bélgica e Croácia. Ele encerrou a sua trajetória na Seleção Brasileira com um título: a Copa América de 2019.
A relação entre Tite e a torcida do Flamengo não é boa, sobretudo, por conta das convocações nas partidas em Datas Fifa. Durante parte das últimas temporadas, na preparação para o Mundial de seleções, o treinador convocou jogadores do Flamengo, como Gabigol, Éverton Ribeiro e Pedro, que desfalcaram o clube nesse período.
Agora camisa 10 do Rubro-Negro, Gabigol se envolveu em polêmica com o treinador na festa da conquista do tricampeonato da Libertadores, no ano passado. Em cima do trio elétrico, no Centro do Rio de Janeiro, o atacante provocou o técnico por não ter sido convocado no último período pré-Copa. Ele não esteve, inclusive, entre os convocados para o torneio realizado no Qatar.
Além disso, Tite não pretende assumir uma equipe brasileira em 2023. O treinador visa trabalhar na Europa e disse, em agosto do ano passado, em entrevista ao "Flow Sport Club", que não aceitaria convites para trabalhar em clubes do Brasil.
JORGE SAMPAOLI
Jorge Sampaoli é um dos nomes mais viáveis entre os que ventilam no clube. O treinador está sem emprego desde março deste ano, quando foi demitido do Sevilla, da Espanha. Ele chegou ao clube espanhol em outubro de 2022 e permaneceu apenas cinco meses no cargo. O LANCE! apurou que o treinador está apto a iniciar um novo projeto "desde que o mesmo o interesse" - saiba mais aqui.
A falta de continuidade nos trabalhos recentes do treinador é um ponto discutido no cenário do imediatismo que engloba o futebol brasileiro. Desde que deixou a seleção chilena, onde se consagrou com o bicampeonato inédito da Copa América, comandou cinco clubes em seis oportunidades diferentes.
De junho de 2016 a maio de 2017, Sampaoli comandou o próprio Sevilla, mas pediu demissão. Depois, assumiu a Argentina, onde ficou cerca de 1 ano e dois meses. Em seguida, passou por Santos, Atlético-MG, Olympique de Marselha e, novamente, o Sevilla. Nesse período, não ficou mais de um ano e meio em nenhum clube.
O último trabalho foi marcado pelo aproveitamento de 48,3%. Foram 31 jogos no total, com 13 vitórias, seis empates e 12 derrotas. Os dados são do "Sofascore".
BÔNUS - MARCELO GALLARDO
O nome do argentino Marcelo Gallardo não foi cogitado oficialmente, mas sempre é mencionado entre os torcedores. Fora do River Plate desde dezembro do ano passado, quando encerrou um trabalho de oito anos, o treinador está sem clube.
A longa trajetória colocou Gallardo no posto de melhor treinador da história do clube. Foram 13 troféus em oito anos, sendo duas Copas Libertadores, conquistadas em 2015, contra o Tigres, e em 2018, na final contra o rival Boca Juniors.
Mesmo que longe do clube, o treinador está marcado na história do Flamengo. Ele comandou o River Plate na decisão da Libertadores de 2019, em Lima, contra o Rubro-Negro. Na época com Jorge Jesus, o Flamengo derrotou a equipe argentina em virada histórica, na qual Gabigol, nos acréscimos, marcou duas vezes em três minutos e garantiu o bicampeonato continental.
+ Flamengo: reunião nesta segunda vai definir futuro de Vítor Pereira no clube
Após o vice-campeonato do Estadual, o Flamengo se prepara para a sua estreia na terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o Rubro-Negro enfrenta o Maringá, às 20h (de Brasília), no Estádio Regional Willie Davids.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias