Em luto pela tragédia ocorrida na manhã desta sexta-feira no Ninho do Urubu, a torcida do Flamengo foi ao Twitter promover uma campanha para que o Maracanã seja aberto a homenagens na noite deste sábado, mais precisamente às 19h (de Brasília), horário no qual o Rubro-Negro enfrentaria o Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara - adiada para quinta. A hashtag #LiberemOmaracaParaHomenagem é uma das mais citadas no Brasil.
A iniciativa se deu através de um acordo entre diversos perfis do clube no Twitter, via grupo de WhatsApp. Um dos administradores explicou ao LANCE! que o evento ocorrerá ao redor do estádio, mas que, mediante aprovação, os torcedores pretendem realizar a homenagem nas dependências Maracanã.
- A iniciativa ocorreu de união da Flatt. A homenagem no momento está marcada pra acontecer do lado de fora do Maracanã, porém, com a tag (#LiberemOmaracaParaHomenagem) lançada, queremos a abertura do estádio pra todos poderem entrar e prestar homenagem dentro. Ainda não tivemos respostas para a (possível) entrada, mas a campanha está sendo levantada a cada minuto - comentou o administrador do perfil da página UrubuTTᶜʳᶠ (responsável pela arte acima).
O QUE DIZ O MARACANÃ
Procurado pelo L!, o Consórcio Maracanã, através de sua assessoria, emitiu um comunicado no qual lamenta o incidente e responde a respeito do apelo de torcedores a fim da liberação para homenagens. É externado a complexidade quanto à logística e segurança, tendo em visto que dependeria "de uma decisão do Flamengo e dos órgãos públicos competentes". Confira a nota na íntegra:
- Maracanã lamenta o incidente o corrido com o Clube de Regatas Flamengo e as famílias das vítimas. O estádio esclarece que todas as manifestações de apoio são válidas. A abertura Maracanã para algum tipo de evento em homenagem ao ocorrido. no entanto, depende de uma decisão do clube e dos órgãos públicos competentes, sobretudo por se tratar de um evento impossível de se quantificar o público.
A tragédia ocorreu nas primeiras horas desta sexta-feira, ainda pela madrugada, quando um incêndio atingiu parte da estrutura do CT Ninho do Urubu, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Até o momento, os Bombeiros confirmam dez mortes e três feridos.