Bola de um lado, goleiro do outro. Pelo Flamengo, esse roteiro nos pênaltis cobrados por Gabigol se tornou um dos maiores clichês do futebol - nacional e continental. O aproveitamento no quesito é de 95%, em 20 cobranças. O único erro foi com uma bola no travessão, ou seja, nenhum goleiro conseguiu defendê-la enquanto o atacante veste rubro-negro. E o último a pegar, curiosamente, foi um atual companheiro de equipe: César.
O goleiro do Flamengo foi o último a defender uma cobrança de pênalti batida por Gabigol, quando o goleador ainda defendia o Santos. Na ocasião, o Rubro-Negro vencia por 1 a 0 o duelo pela 34ª rodada do Brasileiro de 2018, no Maracanã, e ainda possuía chances de título. Gabi optou pela cobrança no seu canto esquerdo e viu César sacramentar o triunfo.
E, agora que Gabi acumula uma rara sequência de gols de pênalti (veja todos os números abaixo), César lembrou do dia (15 novembro) em que fora protagonista perante Gabigol e ainda revelou uma fala bem-humorada do atacante: "Não vou deixar mais nenhum (goleiro) tocar na bola".
- A gente ainda brigava pelo título. Era um jogo decisivo, e o pênalti foi no final, o que fez ser ainda mais marcante. E o Gabi era o grande destaque do Santos. Para mim, ficará sempre na memória pelo jogo que foi e tudo que aconteceu. Pensando hoje, analisando a quantidade de gols de pênalti que ele faz, acho que fui bem (risos).
- Hoje ele (Gabi) brincou comigo. Como converteu mais um (contra a LDU, pela Libertadores), falou: "Cara, você será o último que irá tocar na bola no meu pênalti. Não vou deixar mais nenhum tocar na bola". Tomara que seja assim! - completou o camisa 37.
+ Pedro corre atrás de primeira artilharia pelo Flamengo
César, atualmente, realiza trabalhos leves na academia do Ninho do Urubu, acompanhado por fisioterapeutas do clube. Em março, quando estava prestes a ser emprestado para o Atlético-GO até o fim de 2021, passou por uma cirurgia no joelho direito, após rompimento de um ligamento no local.
'É FRIO, OLHA NOS OLHOS'
O goleiro de 29 anos também falou sobre a importância de treinar no dia a dia com um artilheiro "frio" como Gabigol:
- Para mim é importante treinar com grandes batedores como ele. Um cara que é frio, tranquilo, olha nos nossos olhos. A gente chega mais preparado na hora de enfrentar os adversários. É óbvio que é muito melhor tê-lo ao nosso lado (risos). Tem nos ajudado bastante, pois a média de acerto dele é absurda.
A média "absurda", aliás, deixa Gabriel Barbosa como o segundo jogador do Flamengo com mais gols de pênaltis pelo clube no século, ficando atrás apenas de Renato Abreu. Além disso, das 20 cobranças (ao todo), Gabi deslocou o goleiro em 17 oportunidades. É de se respeitar.
Mais gols de pênaltis pelo Flamengo no século XXI (durante as partidas):
1º - Renato Abreu: 18
2º - Gabigol: 17
3º - Edilson: 12
4º - Adriano: 9
Números de Gabigol pelo Flamengo (em pênaltis gerais):
20 cobranças - 18 no tempo normal / 2 em disputa
19 gols / 1 no travessão
95% de aproveitamento
17 cobranças com o goleiro deslocado (lado contrário à bola)
Relembre Flamengo 1x0 Santos pelo returno do Brasileiro-2018: