O período de 10 dias dedicados à preparação do Flamengo para as finais do Carioca começaram nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu, com uma boa notícia para o técnico Vítor Pereira. Recuperado das dores no púbis, Varela foi a campo e trabalhou sem limitações ao lado dos companheiros no Ninho.
+ Grito de 'Mengo' volta à arquibancada do Flamengo, e torcedor vibra com campanha
A posição é uma das preocupações e desafios de Vítor Pereira, especialmente após a fratura sofrida por Matheuzinho e a lesão no púbis de Varela nas últimas semanas. O uruguaio, inclusive, havia sido convocado pelo Uruguai para a Data Fifa, mas foi cortado por conta do problema muscular. Com o período livre para treinos, a expectativa é de que chegue 100% para os clássicos.
Na segunda semifinal contra o Vasco, VP precisou improvisar Everton Cebolinha como ala direito - e, naturalmente, o camisa 11 teve dificuldades. Assim, com a recuperação física de Varela acontecendo dentro do esperado, a lateral direita contra o Fluminense será do jogador uruguaio.
David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís, jogadores que também tiveram problemas físicos recentes, também estão à disposição da comissão técnica. Na atividade desta quinta, as ausências ficaram por conta de Arrascaeta, lesionado, e Gabi, em trabalho de reequilíbrio muscular - saiba mais aqui.
Por outro lado, Pablo, Matheuzinho e Erick Pulgar estão entregues ao departamento médico e não devem se recuperar a tempo dos clássicos. Já Bruno Henrique, recuperado de cirurgia realizada em 2022, já está trabalhando com os jogadores, mas ainda está aprimorando a parte física e tem retorno aos jogos previsto para junho.