Na última janela de transferências, o Flamengo negociou com o Zenit pela contratação de Wendel, mas não obteve êxito devido às exigências feitas pelo time russo. Um mês após o fim das tratativas, o volante quebrou o silêncio sobre as negociações e deixou 'aberta' a possibilidade de mudanças de ares pro próximo ano.
+ Renovações no Flamengo: veja prioridades da diretoria para 2024
- Tudo normal, foi uma negociação como qualquer outra. Todas as partes conversaram e acabou que não se chegou a um consenso. Sempre digo que é preciso que todas as partes fiquem satisfeitas. Se isso não ocorrer, é vida que segue. Sou feliz no Zenit, São Petersburgo é uma bela cidade para viver. Tudo pode acontecer na próxima janela, não posso dizer que desejo uma coisa ou outra - disse, ao 'ge'.
O Flamengo tinha o interesse em contratar Wendel, que também manifestou o desejo de defender o Clube da Gávea. Apesar das movimentações do Fla e da vontade do atleta, o Zenit fez jogo duro e não facilitou a saída do volante, que permaneceu na Rússia. Na época, o Rubro-Negro fez uma proposta de cerca de 15 milhões de euros pelo atleta.