Adversário do Fluminense nas oitavas de final da Libertadores, o Argentinos Juniors é um velho conhecido do Tricolor das Laranjeiras, mas se enfrentam no mata-mata da principal competição da América do Sul pela primeira vez na história.
Vice-líder do Grupo E da Libertadores, o Argentinos Juniors esteve muito próximo de conquistar a liderança, mas sofreu uma derrota para o Independiente Del Valle aos 44 minutos do segundo tempo, sendo que o empate o favorecia. Com isso, a equipe dirigida por Gabriel Milito (irmão de Diego Milito) também perdeu o direito de decidir a vaga em casa.
No torneio, os "hermanos" avançaram de fase na chave que também contava com o Corinthians. Em Itaquera, o Argentinos Juniors surpreendeu o Timão e venceu o time até então comandado por Fernando Lázaro por 1 a 0. Na volta, a equipe de Milito conseguiu segurar um empate com o Alvinegro mesmo com um jogador a menos na reta final do confronto.
No todo, o Argentinos Juniors conseguiu fazer uma pontuação até maior em relação ao do Fluminense com as três vitórias e dois empates. Mas um ponto positivo para o torcedor do Fluminense ter ciência é que contra o Independiente Del Valle, o rival do Tricolor nas oitavas de final sofreu com as expulsões de Santiago Montiel e Fabricio Domínguez, o que representa em menos alternativa para Gabriel Milito trabalhar no duelo de ida.
Em 29 partidas disputadas na temporada, os argentinos conseguiram a proeza de ter 10 jogadores que viram a cor vermelha do cartão em algumas partidas. Mas não é uma equipe boba. Embora esteja longe de ser um time qualificado do ponto de vista técnico, o Flu pode esperar um rival competitivo e que usará todas as armas possíveis para conquistar uma vaga nas quartas de final.
Em 10º lugar no Campeonato Argentino, o Argentinos Juniors está na frente de clubes muito tradicionais e que disputam a Libertadores, como Boca Juniors e Racing. Mas ao mesmo tempo está atrás de diversas equipes que jogam a Sul-Americana, como San Lorenzo, Estudiantes e Defensa Y Justicia. E vale destacar que entre os 28 clubes que disputam a liga local, o adversário do Tricolro tem o 8º melhor ataque (26 gols marcados) e a 4ª melhor defesa (19 gols sofridos) após 22 partidas.
Apesar de ter avançado na primeira fase da Copa Argentina, a equipe comandada por Gabriel Milito também não vive uma grande fase e vem de duas derrotas consecutivas para o Del Valle, na Libertadores, mas também para o Banfield, no Campeonato Argentino. E os resultados contra os grandes do país, com exceção da vitória sobre o Racing, também é decepcionante.
E nas próximas semanas, o Tricolor das Laranjeiras precisará ficar atento com Gabriel Ávalos, centroavante que já vestiu a camisa do Paraguai e que, embora não tenha balançado as redes na Libertadores, é o 3º maior artilheiro do Campeonato Argentino com 11 gols marcados. O camisa nove merece uma atenção redobrada por Fernando Diniz.
De qualquer forma, o Fluminense tem todas as chances para avançar sem sustos às quartas de final e aguardar o vencedor entre Flamengo e Olímpia para conhecer seu próximo adversário. Mas sabendo que todo cuidado é pouco diante dos "hermanos" e suas catimbas que podem ser usadas, principalmente dependendo das circunstâncias do confronto, sem nenhuma desfaçatez.