ANÁLISE: Fluminense vence, convence e se prepara para o momento mais decisivo da temporada

Apesar das mudanças de Diniz, Tricolor não deu oportunidades ao Santos

imagem cameraFluminense conquistou grande vitória sobre o Santos, no Maracanã (FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/07/2023
06:01
Atualizado em 29/07/2023
22:05
Compartilhar

O Fluminense não apenas venceu o Santos, mas convenceu, pois a vitória por 1 a 0 poderia ter sido ainda maior caso o Tricolor tivesse caprichado um pouco mais. Por pouco, Leo Fernández não abriu o placar ainda na etapa inicial em uma cobrança de pênalti defendida por João Paulo.

+ Confira a classificação do Brasileirão

E não foi só pelo 5º gol marcado por Germán Cano no Brasileirão que fez com que a equipe de Fernando Diniz tenha jogado um futebol convincente. O Tricolor fez uma partida exemplar do ponto de vista defensivo, tendo sofrido apenas quatro finalizações no jogo, mas nenhuma na direção do gol do Fábio.

+ Fernando Diniz elogia consistência defensiva do Fluminense e explica motivo por Marcelo não ter enfrentado o Santos

Além de um contra-ataque logo após o desperdício de pênalti, o Santos não ameaçou e não assustou os torcedores presentes no Maracanã, que enxergavam a entrega da equipe das arquibancadas e elevaram o tom de voz para apoiar o time na segunda etapa. Uma conexão entre arquibancada e campo que fez com que o Fluminense melhorasse no jogo.

Nas últimas quatro partidas realizadas no Campeonato Brasileiro, o Tricolor não foi vazado em três oportunidades, tendo sofrido gols apenas na partida contra o Coritiba, na segunda-feira (24). Na competição, os comandados por Fernando Diniz possuem a 5ª melhor defesa, um dos fatores responsáveis por colocar a equipe no G4.

Dentre os clubes que ocupam a parte de cima da classificação, Botafogo e Flamengo sofreram dois gols do Santos cada um, enquanto apenas Grêmio, Palmeiras e Fluminense conseguiram segurar o ímpeto do Santos, que conta com a presença do centroavante Marcos Leonardo, que marcou seis gols no Brasileirão, mas que foi anulado pelo sistema carioca.

Essa segurança que havia sido conquistada, mas perdida por conta de um período de 11 jogos consecutivos sofrendo gols está sendo reestabelecida, apesar do deslize contra o Coritiba. E isso é fundamental para as próximas quatro partidas que o Fluminense tem pela frente, pela Libertadores e Brasileirão.

Na sequência, o Tricolor encara o 10º melhor ataque da Argentina, que pertence ao Argentinos Juniors. A equipe de Gabriel Milito também tem o vice-artilheiro do Campeonato Argentino com 12 gols marcados. E apesar do favoritismo no mata-mata da Libertadores, o time de Fernando Diniz precisa provar que esse desempenho pode ser visto longe do Maracanã.

Já pelo Brasileirão, o Fluminense enfrenta Palmeiras (melhor ataque da competição) e Grêmio (4º melhor ataque da competição) em sequência. Se conseguir atuações como o torcedor viu diante de Internacional, Flamengo e Santos, a equipe de Fernando Diniz irá batalhar por todos os pontos e classificações em jogo nas próximas semanas para se reestabelecer como um dos protagonistas do país.

Siga o Lance! no Google News