Depois do empate em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, Fluminense e Atlético-MG já viram a chave para o confronto da Copa do Brasil, nesta quinta-feira. Esta será apenas a segunda vez que as duas equipes se enfrentam pela competição. Em 2000, quem levou a melhor foi o Galo após dois empates, ficando com a vaga pelos gols marcados fora de casa, regra que já não existe mais no torneio.
+ Gestão Mário Bittencourt chega a 28 reforços e cinco técnicos no Fluminense; veja a lista
Aquele confronto também foi válido pelas quartas de final com a primeira partida no Rio de Janeiro (3 a 3) e a segunda em Belo Horizonte (2 a 2). Vale ressaltar que os quatro últimos jogos entre os cariocas e os mineiros terminaram com o placar em igualdade, sendo três deles em 1 a 1 e um em 0 a 0. Quem avançar enfrenta, na semifinal, o vencedor de São Paulo e Fortaleza.
Na ida, no Maracanã, os gols do Flu foram marcados por Magno Alves, Roger e Marco Brito. Lincoln, duas vezes, e Cláudio Caçapa fizeram para o Galo. Na volta, no Mineirão, Magno Alves marcou novamente e Júlio César também deixou o dele para o Tricolor. Ramon Menezes e Guilherme marcaram os gols atleticanos.
Veja a tabela do Brasileirão
O adversário do Atlético-MG foi o São Paulo, que também pode aparecer na semifinal neste ano. A equipe acabou derrotada, mas o Cruzeiro acabou sendo o campeão.
A vida do Fluminense em mata-mata contra o Atlético-MG, inclusive, já se mostrou bem complicada. O Tricolor nunca venceu o rival em duelos nesse tipo de competição. Pela Copa Conmebol, em 1992, o Flu venceu no Rio por 2 a 1, mas foi goleado por 5 a 1 em Minas. Já em 1993, o Galo levou a melhor nos pênaltis (4 a 2).
Nos duelos em geral contra o Atlético-MG, são 96 partidas, 30 vitórias para o Fluminense, 29 empates e 37 derrotas. Além dos quatro empates seguidos, os últimos 10 jogos tem quatro triunfos dos cariocas e dois dos mineiros.
Na Copa do Brasil, cada um dos times eliminou um time de Série A e outro de divisão inferior. O Fluminense deixou o Red Bull Bragantino para trás na terceira fase e o Criciúma, da Série C, nas oitavas. Já o Atlético-MG passou pelo Remo, da Série B, e pelo Bahia. O jogo de ida acontece nesta quinta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos. A volta será em 16 de setembro, no mesmo horário, no Mineirão.