A Secretaria Municipal de Saúde já alertava: há um aumento nos casos de caxumba no Rio de Janeiro em 2019. O futebol não está ileso a isso e o Fluminense tem sido afetado pela doença. Quatro atletas do atual elenco já foram diagnosticados - o mais recente deles é o atacante Mateus Gonçalves, que será desfalque contra o Ypiranga-RS, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.
O tratamento do atleta deverá ser parecido com o estabelecido para os outros tres: terá de continuar a recuperação fora do clube para evitar a contaminação de outros atletas. A caxumba é transmitida por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Quando estiver curado, voltará a treinar com a delegação.
Vale lembrar que todo o futebol tricolor foi vacinado há cerca de duas semanas pela Secretaria Municipal de Saúde para evitar a proliferação da doença.
É a situação parecida com a vivida pelo lateral-esquerdo Mascarenhas. Além de estar realizando tratamento de lesão muscular na coxa direita, o atleta teve que deixar as atividades junto ao restante do elenco para tratar da caxumba fora do clube.
O primeiro atleta diagnosticado com o vírus no elenco foi o zagueiro Frazan. Ele ficou afastado das atividades por dez dias e já retornou aos trabalhos com os companheiros. O volante Caio também foi afetado.