Contratado na última janela de transferências pelo Fluminense, Diogo Barbosa terá a missão de substituir Marcelo no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Argentinos Juniors, no Maracanã. Devido a expulsão do camisa 12 no jogo de ida, o atleta é o único nome de origem da posição, mas também possui a confiança do técnico Fernando Diniz.
+ Entrevista exclusiva com o camisa 2 do Fluzão? Temos! Assista ao Fala, Jogadô! com Samuel Xavier
Desde que chegou ao Tricolor, o lateral-esquerdo viveu altos e baixos. Em seus primeiros treinos, o jogador sofreu uma entorse no joelho esquerdo e precisou se recuperar para ter suas primeiras chances na nova equipe. Mas o atleta ganhou oportunidade nos três últimos jogos do Fluminense contra Coritiba, Santos e Argentinos Juniors.
Após uma estreia tímida no Couto Pereira, Diogo Barbosa conseguiu ter um destaque muito grande no duelo contra o Alvinegro Praiano, sendo muito elogiado pelos torcedores nas redes sociais. E após a expulsão de Marcelo no Estádio Diego Armando Maradona, o camisa 16 entrou no lugar de Ganso para recompor a lateral-esquerda, forçou a expulsão de Arias, goleiro do Argentinos Juniors, originou o lance do gol de Samuel Xaiver e foi um dos destaques da equipe com pouco mais de 30 minutos em campo.
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Fluzão!
O grande início com a camisa do Fluminense pode ter relação com a grande confiança do treinando Fernando Diniz em seu potencial. Em entrevista coletiva no último sábado (29), o comandante interino da Seleção Brasileira fez questão de explicar a contratação do lateral-esquerdo e destacou as qualidades do jogador após o duelo contra o Santos.
- Para mim, ele é um grande lateral-esquerdo. Um jogador primoroso. Esse jogador já teve momentos brilhantes no Cruzeiro, com conquistas de títulos importantes, tanto é que foi contratado pelo Palmeiras. Às vezes um jogador vive um momento em que as coisas não fluem como o potencial dele permitiria. Eu acho que ele veio para uma casa que sabe acolher e foi escolhido a dedo. Jogador tem momentos. Jogador não deixa de ser bom porque tem um momento ruim em algum clube. O Diogo, como outros, talvez estivesse precisando de um outro espaço e ele não jogou bem só hoje (contra o Santos, pela última rodada do Brasileirão). Ele foi muito bem contra o Coritiba, em uma noite em que a gente não estava com um time com tanta fluência como hoje. Temos o privilégio de ter um dos maiores jogadores da história da posição e um outro que conhece muito da posição e tem muita coisa a entregar para o Fluminense - disse Fernando Diniz no último final de semana.
Durante a zona mista, Diogo Barbosa foi questionado sobre a oportunidade que deve receber contra o Argentinos Juniors na próxima terça-feira (8), no duelo que vale vaga para as quartas de final da Libertadores. Em entrevista à "Paramount+", o atleta de 30 anos afirmou estar preparado para o desafio, embora não tenha se garantido no time titular.
- Eu estou sempre preparado. Eu treino sempre para ter uma oportunidade. Vim para o Fluminense para isso, para jogar. Sei que vão ter muitos jogos e sei que o Marcelo não vai aguantar jogar todos os jogos, pois ele é um jogador experiente e a carga física é muito alta. Então, eu estou preparado. Quando tiver oportunidade, vou desfrutar ao máximo. Estou muito feliz de estar no Fluminense. Sei que estando feliz, vou ajudar bastante. Estou jogando leve, feliz e acho que estou podendo ajudar.
Com passagens por Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, Diogo Barbosa disputa sua 5ª Libertadores na carreira e era um dos pilares do Verdão em 2018, que chegou na semifinal da competição, mas que foi eliminado pelo Boca Juniors. Com sua experiência e com a confiança em dia passada pelo clube e por seu treinador, o lateral-esquerdo tem tudo para lutar por um lugar entre os 11 e contribuir em busca de uma classificação sonhada.