O meia Alexsander iniciou os treinamentos com o elenco do Fluminense em fase de transição após sofrer uma grave lesão muscular. O atleta nutre esperanças em estar disponível para as quartas de final da Libertadores, mas tudo dependerá de sua evolução nos treinos.
No início da temporada, o jovem conquistou o Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira e começou a ser utilizado por Fernando Diniz improvisado na lateral-esquerda, uma vez que Jorge estava machucado, e Marcelo recuperando a forma física após voltar do futebol europeu.
Com a chegada de Marcelo, Alexsander passou a atuar como volante, sua posição de origem, ao lado de André e suas atuações fizeram com que o atleta fosse um dos principais destaques do elenco. No entanto, o jogador não entra em campo desde maio, quando sofreu uma entorse no joelho contra o Cruzeiro.
Enquanto se recuperava e retornava aos treinos, o meia sofreu uma lesão muscular e a previsão inicial era de que Alexsander voltaria a jogar apenas em setembro. Nas duas últimas semanas de agosto, o Tricolor entra em campo pelas quartas de final da Libertadores e aguarda o duelo entre Olimpia e Flamengo para conhecer seu adversário.