Na memória de Felipe Melo, a eliminação do Fluminense para o Olimpia em 2022 está fresca em sua cabeça. Mas ao mesmo tempo, o veterano afirmou que naquele 16 de março começou a Libertadores 2023 para o Tricolor.
Além do camisa 30, outros sete jogadores que estavam relacionados na dura derrota sofrida no Defensores del Chaco também estiveram presentes na classificação do Time de Guerreiros à semifinal da maior competição de clubes da América do Sul. Sete homens que foram do inferno ao céu e conseguiram a redenção em busca do maior sonho do torcedor.
+ Confira a classificação do Brasileirão
+ Abel Braga revela como era trabalhar com Fred em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!
Após a eliminação, o elenco do Fluminense chegou no Rio de Janeiro sob muitos protestos e cobranças. Ninguém foi perdoado. E pouco mais de um mês após a sofrida derrota, Abel Braga deixou o clube por conta de um trabalho com muitos questionamentos apesar da conquista do Campeonato Carioca.
CHEGADA DE FERNANDO DINIZ
Com a chegada de Fernando Diniz, o Tricolor conseguiu mudar de patamar. A filosofia de jogo diferença passada para muitos dos nomes que estavam em 2022 fez com que os atletas conseguissem elevar seus níveis. E saíram de uma eliminação antes mesmo da fase de grupos no ano passado para a semifinal da Libertadores.
O elenco comprou a ideia do treinador, e o Fluminense encerrou o Brasileirão 2022 com a 3ª colocação, 11 pontos distante do campeão Palmeiras, mas com uma vaga direta na Libertadores. No início de 2023, a equipe das Laranjeiras era tratada como a que apresentava o melhor futebol do país, ofensivo e encantador.
Apesar de alguns tropeços em um período turbulento por conta de muitas lesões de peças importantes, o Time de Guerreiros conseguiu se reerguer e se reestabelecer. Nos últimos nove jogos, a equipe sofreu apenas uma derrota e conseguiu encerrar um jejum que durava mais de três meses sem vencer fora de casa.
Após a classificação à semifinal, Jhon Arias reforçou a ideia da importância de Fernando Diniz no Fluminense, em como o treinador conseguiu elevar o nível do elenco e explicou que seu estilo encaixa com a filosofia de seu comandante.
- É um cara que estuda muito, que sabe o potencial dos jogadores. Fomos muito bem no Maracanã com essa escalação e manteve o John Kennedy, que está em uma fase muito boa. Estamos confiantes naquilo que ele pensa e é importante a escalação estar da mesma maneira. Isso deu certo para nós. A ideia dele encaixa com a minha, de como eu penso e sinto futebol. Claramente é um cara que consegue transmitir isso. Não só eu, mas ele conseguiu melhorar muitos outros jogadores.
JOGADORES QUE PARTICIPARAM DA ELIMINAÇÃO EM 2022 E DA CLASSIFICAÇÃO EM 2023:
FÁBIO - O goleiro havia chegado em janeiro de 2022, mas melhorou muito desde a chegada de Fernando Diniz. Além de se manter seguro debaixo das traves e fazendo grandes defesas, o atleta tem uma participação grande na construção de jogadas da equipe, elevou seu nível de jogo com os pés e aos 40 anos é tratado como um dos melhores do país em sua posição.
NINO - Expulso na reta final do jogo da eliminação para o Olimpia, Nino amadureceu como defensor e tornou-se uma peça de Seleção Brasileira. O zagueiro demonstra mais consistência em seu setor e cada vez mais líder dentro do plantel.
FELIPE MELO - Após ser muito criticado quando atuava como volante, o camisa 30 foi redescoberto por Fernando Diniz como um zagueiro ao lado de Nino. O veterano é uma peça chave por conta de sua qualidade com a bola nos pés, participando das saídas de jogo curto, mas também sendo preciso nas bolas longas.
ANDRÉ - Uma das maiores promessas do futebol brasileiro no início de 2022, o meia é considerado um dos melhores volantes do Brasil e está sendo muito cobiçado por grandes clubes da Premier League. O Tricolor fez um tremendo esforço para manter o camisa sete no elenco ao recusar grandes propostas que surgiram no último mês de agosto.
MARTINELLI - Titular em 2022, o volante vem sendo mais utilizado no banco de reservas, uma vez que o Fluminense elevou Alexsander ao time profissional, enquanto Lima também conquistou bastante espaço com Fernando Diniz.
JHON ARIAS - Um dos atletas mais importantes do elenco, Arias vem sendo consistente desde que chegou ao Time de Guerreiros. Desde a saída de Luiz Henrique, o camisa 21 vem atuando mais pelo lado direito e sendo uma válvula de escape da equipe em momentos de dificuldade.
GERMÁN CANO - O centroavante marcou dois gols no jogo de ida da 3ª fase da Libertadores em 2022, mas não contribuiu muito no duelo da volta. O argentino segue com o faro artilheiro em dia e balançou as redes duas vezes contra o Olimpia nas quartas de final em 2023, no Defensores del Chaco.
PH GANSO - O camisa 10 ficou no banco de reservas no ano passado e precisou se reinventar nos dois jogos contra o Olimpia sob comando de Fernando Diniz. Por conta da presença de quatro atacantes, o meia atuou mais atrás ao lado de André, contribuindo mais na marcação do que no ataque, embora tenha recuperado sua confiança.