Mais do que faltar alma à equipe, parece faltar ambição para buscar voos maiores no Fluminense. A apatia em alguns jogos do segundo semestre irritaram a torcida, que pode ter uma explica: a falta de opções no elenco de Abel Braga o desmotivo a brigar com força máxima.
Abatido após a derrota para o Sport, o treinador desabafou e deixou a entender que a eliminação para o Flamengo na Sul-Americana não foi ruim para o clube e alcançar as quartas, no fim das contas, foi de bom tamanho.
- Fomos eliminados em uma quartas de final de continente. E garanto que se tivéssemos passado, íamos cair de divisão. Esse para mim foi o mais importante aconteceu, a gente não ter caído - afirma o treinador.
Na ocasião, o Tricolor teve a faca e o queijo nas mãos para garantir a vaga na semifinal. Após abrir dois gols de vantagem, o time sofreu o empate na etapa final e foi eliminado pelo rival no Maracanã. Naquele jogo, a entrada de Romarinho, recém-contratado da Série D, foi apontada pela torcida como o principal motivo da queda. O treinador se defende explicando que faltaram opções no elenco, ainda mais com as lesões do ano.
- Pelos problemas que tivemos não tinha como suportar. Foram 10 cirurgias na temporada, um ano pesado. Quero para o ano que vem uma equipe que tenha que competir mais.
Durante a temporada, as lesões graves de nomes importantes frearam as pretensões do clube. Scarpa, Sornoza, Renato Chaves, Gum, Marquinho, Pierre e Calazans são os nomes mais lamentados por Abel Braga.