O Fluminense está muito próximo de anunciar seu terceiro reforço para a temporada 2016: Richarlison, atacante de 18 anos que se destacou neste ano pelo América-MG. Entre o Tricolor e o Coelho o acordo já está bem encaminhado e a diretoria do clube carioca aguarda apenas a realização e o resultado dos exames médicos para anunciar a contratação.
Para tirar Richarlison de Belo Horizonte, o Fluminense vai desembolsar uma quantia milionária. Dono de 70% dos direitos econômicos do jogador, o América-MG renovou recentamente o contrato do atacante, aumentando a multa rescisória para R$ 20 milhões em caso de transferência para outra equipe brasileira.
Para fechar esta operação, o Tricolor vai comprar metade da parte do América-MG, que possibilita o clube mineiro a ter ganho em uma eventual negociação futura. Os outros 30% dos direitos econômicos são de dois clubes do Espiríto Santo.
Na negociação por Richarlison, o Fluminense venceu a concorrência de Palmeiras e um clube gaúcho. Além disso, equipes da Europa, como o Basel (SUI) também demonstraram interesse em contratar o jogador, mas a direção do América-MG entendeu que seria melhor para o jovem atacante que ele atuasse no futebol brasileiro neste primeiro momento.
A ascensão de Richarlison em 2015 foi meteórica. O jogador começou a temporada na equipe juvenil, chegou aos juniores até ter sua primeira oportunidade no profissional, em junho, quando foi relacionado para a partida contra o Atlético-GO, no Independência, pela Série B. Dali em diante, não deixou mais a equipe principal. Ao todo, foram 24 jogos e nove gols marcados.