O Fluminense não fará partidas neste feriado de Carnaval, mas o clube de Laranjeiras estará representado no desfile das escolas de samba. Nesta segunda-feira, pela Série Bronze, equivalente à quarta divisão, a G.R.E.S. Guerreiros Tricolores irá às ruas do Campinho, bairro da Zona Norte do Rio, com uma homenagem às personalidades negras da história do Flu.
Com o enredo "Herdeiros de Chico Guanabara", que fala sobre o primeiro torcedor do Fluminense, o grupo buscará o acesso para a Série Prata de 2024.
+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023
- Ao conhecer a história de Chico, um negro, capoeirista e tricolor, nos sentimos totalmente identificados. Ele deu mais emoção e alegria à maneira de torcer. Então, não tenho medo nenhum de dizer que os torcedores de hoje, de qualquer clube, são herdeiros de Chico Guanabara - disse Giancarlo Gonçalves, presidente da agremiação.
+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!
+ Estudo aponta clubes com as categorias de base mais valiosas do mundo; veja top-30
Além de Chico Guanabara, outros ídolos negros do Fluminense, como Assis, Washington, Waldo, Escurinho e Altair, além de bambas do samba como Cartola, Donga e Noca da Portela, todos tricolores, serão homenageados.
- Vamos à avenida exaltar protagonistas da história do Fluminense nos campos, na cultura e em todos os espaços de empoderamento. Rótulos negativos se quebram com ações e políticas afirmativas, e essa é a nossa proposta. É uma forma de fazer as pessoas refletirem sobre esse grave preconceito que ainda assola nossa sociedade, o racismo, um problema crônico da sociedade brasileira - completou Giancarlo.