Fluminense começa a fazer contas por semifinal do Campeonato Carioca

Tricolor soma apenas um ponto ao fim de duas rodadas do estadual

imagem cameraMano Menezes observa treino do Fluminense no CT Carlos Castilho (Foto: Marina García/Fluminense FC)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/01/2025
06:00
Atualizado há 10 horas
Compartilhar

Com apenas um ponto somado em duas rodadas, o Fluminense começa a fazer contas em busca de uma vaga na semifinal do Campeonato Carioca. Com base nas quatro edições anteriores, o Tricolor precisa iniciar uma campanha de recuperação imediata.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense

Nas edições de 2021 e 2024, o 4º colocado da Taça Guanabara se classificou às semifinais do estadual com 21 pontos. Nos anos de 2022 e 2023, Botafogo e Volta Redonda avançaram com 20 pontos ao mata-mata.

Com 27 pontos em disputa, o Fluminense fará mais duas partidas (Maricá e Portuguesa) com um elenco alternativo. Na reta final, o Tricolor ainda enfrentará três clássicos contra Botafogo, Vasco e Flamengo, que podem ditar o rumo da equipe na competição.

Caso seja derrotado em três ocasiões, o Time de Guerreiros poderia chegar no máximo aos 19 pontos, o que dificultaria as chances de classificação às semifinais com base nas últimas quatro edições do torneio. Com isso, o Fluminense não se permite a deixar pontos pelo caminho, principalmente diante das equipes de menor expressão.

No fim de semana, o Tricolor encara o Maricá, que ocupa a liderança do Campeonato Carioca com 100% de aproveitamento. Existe a possibilidade de Marcão contar com novas peças mais experientes e com a oportunidade de cortar diferença na classificação. É um confronto chave e direto para as pretensões do Time de Guerreiros no estadual.

Caso o Fluminense trabalhe com a possibilidade de avançar com 20 pontos, a equipe precisaria conquistar mais 19 pontos. Isso seria possível através de uma campanha com seis vitórias e um empate ou com cinco vitórias e quatro empates. No último cenário, o Tricolor não poderia sofrer nenhuma derrota até o fim da fase de pontos corridos do torneio.

Ainda assim, o Time de Guerreiros já passou por situação similar e entende que tem chances de correr atrás do prejuízo. Em 2021, o clube iniciou o estadual com duas derrotas nos dois primeiros jogos, mas avançou com a vice-liderança da Taça Guanabara e chegou à final contra o Flamengo. Existe a possibilidade, mas não há gordura a ser queimada nas próximas rodadas.

Siga o Lance! no Google News