O elenco do Fluminense volta a se reunir com Fernando Diniz na manhã de sábado (23) visando o duelo contra o Internacional, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. O primeiro confronto será realizado no Maracanã, que vem sendo um trunfo para o Tricolor.
Como mandante em jogos do Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil, o Time de Guerreiros sofreu apenas oito gols em 20 partidas. Se levarmos em consideração os confrontos válidos pelo Campeonato Carioca são 28 duelos com somente 11 gols sofridos, o que representa uma média de 0,39 gols sofridos diante de sua torcida.
+ Confira a classificação do Brasileirão
Nessa temporada, o Tricolor encarou o Internacional no Campeonato Brasileiro em casa e conquistou uma vitória por 2 a 0. Na partida, o Colorado não conseguiu finalizar na direção do gol defendido por Fábio na estreia de Enner Valencia, a grande esperança de gols da equipe comandada por Eduardo Coudet.
+ Lance! Betting: concorra a ingressos para a final da Libertadores da América!
Na última coletiva de imprensa, Fernando Diniz foi questionado sobre a consistência defensiva da equipe, que conta com uma linha de defesa formada por Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo, além da presença de Fábio no gol. O comandante ressaltou o desempenho diante do Cruzeiro, que vinha de uma vitória por 3 a 0 sobre o Santos.
- O time não esteve frágil defensivamente. O Cruzeiro não criou quase nada. Quantas chances o Cruzeiro teve? Você acha que ele é ninguém? Eles ganharam de 3 do Santos na Vila. Só seria bom defensivamente se eles não tivessem nenhuma chance de gol? O time não foi mal defensivamente. Muto pelo contrário. Foi por conta da defesa, de todo mundo defendendo, que conseguimos ganhar por 1 a 0.
Fora de casa, o Internacional fez 20 jogos e possui um aproveitamento de 31,6% com apenas quatro vitórias, sete empates e nove derrotas. Foram sete partidas sem balançar as redes dos adversários, embora o Colorado tenha marcado 15 gols atuando fora de casa. Os resultados mostram um certo favoritismo para o Fluminense.
Após cumprir suspensão nos últimos três jogos da Libertadores, Marcelo deve voltar a ser titular na equipe de Fernando Diniz. A grande preocupação é com relação a dupla de zaga formada por Nino e Felipe Melo, que estão pendurados com dois cartões amarelos e podem ficar fora da partida no Beira-Rio.
O Fluminense também é a equipe da elite do futebol brasileiro que menos sofre gols quando o assunto é jogar em casa*. Em comparação com os 10 primeiros colocados do Brasileirão, o Tricolor levou apenas oito gols atuando como mandante, seja no Maracanã, seja no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
O Cruzeiro, que ocupa a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, tem nove gols sofridos na temporada (sem levar em consideração o Campeonato Mineiro) em 14 jogos disputados. Vale lembrar que a Raposa não participa de competições internacionais, como Libertadores ou Sul-Americana por ter vindo da Série B.
* Os números levam em consideração Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana