A Conmebol abriu um Expediente Disciplinar para apurar as causas e consequências da briga entre torcedores do Argentinos Juniors e as forças de segurança do Maracanã, segundo informações do Lance!. Em campo, o Fluminense conquistou a classificação às quartas de final da Libertadores.
O caso é considerado extenso, mas a investigação já foi iniciada. A entidade pediu imagens de câmeras de seguranças e imagens de televisão para dar prosseguimento ao processo. O Fluminense corre o risco de ser punido, mas terá o direito de se defender em um caso considerado desagradável pela Conmebol.
Segundo o artigo 12 do Código Disciplinar, os clubes mandantes deverão "tomar todas as medidas de segurança exigidas pelas circunstâncias do estádio e seu entorno antes, durante e após as partidas", assim como "garantir a ordem nos estádios e seus arredores...", o que o Argentinos Juniors alega não ter sido feito da forma correta.
De acordo com o artigo 6 do Código Disciplinar, as punições podem varias de uma simples advertência, como também a realização de partidas sem a presença de torcedores. Há chance também do Fluminense não ser punido após a investigação.