Após longa espera, a quarta-feira marca a estreia do Fluminense na Copa Libertadores 2023. O Tricolor encara o Sporting Cristal (PER), em Lima, sonhando com o título inédito. A bola rola às 21h30 (de Brasília) na capital peruana.
Com a chegada da competição, o LANCE! traz um guia especial com todas as informações sobre a Libertadores para que você, torcedor tricolor, saiba tudo relacionado à fase grupos. Confira a seguir.
+ Veja a tabela e os jogos da Copa Libertadores 2023
GRUPO DO FLUMINENSE NA LIBERTADORES
Em sorteio realizado em Luque, na sede da Conmebol, no dia 27 de março, o Fluminense caiu no Grupo D do torneio sul-americano. Ao lado do Tricolor estão River Plate e The Strongest, além do Sporting Cristal, adversário da estreia, como citado acima.
O segundo jogo do time de Laranjeiras na competição será no dia 18 de abril, em casa, contra o The Strongest. No dia 2 de maio, o Flu fecha o primeiro turno contra o River Plate.
RIVER PLATE (ARGENTINA)
Fundação: 25 de maio de 1901
Estádio: Monumental de Núñez, em Buenos Aires
Títulos nacionais: 37
Títulos da Libertadores: 4
Quantas vezes disputou a Libertadores: 38 (indo para a 39ª)
Melhor campanha: 1986, 1996, 2015 e 2018 (campeão)
Classificado como: 2º melhor colocado na tabela geral da temporada de 2022 na Argentina
Principal concorrente do Fluminense no grupo, o River Plate aparece como favorito ao posto de líder da chave. Tetracampeão continental, a equipe de Buenos Aires não vence o torneio desde 2018 e tenta voltar à Gloria Eterna. No Campeonato Argentino, a equipe lidera a competição com 21 pontos.
Nesta temporada, os Millonarios vivem uma nova era, agora sem o comando do técnico Marcelo Gallardo, que ficou no clube por oito anos. O atual treinador é o ex-jogador Martín Demichelis.
Time base: Armani; Casco, González Pírez, Paulo Díaz e Enzo Díaz; Aliendro, Enzo Pérez e De la Cruz (Palavecino ou Barco); Nacho Fernández, Paradela e Lucas Beltrán. Técnico: Martín Demichelis.
THE STRONGEST (BOLÍVIA)
Fundação: 8 de abril de 1908
Estádio: Hernando Siles, em La Paz
Títulos nacionais: 15
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: 28 (indo para a 29ª)
Melhor campanha: 1990, 1994, 2014 e 2017 (oitavas de final)
Classificado como: Melhor colocado na tabela geral da temporada de 2022 na Bolívia
O The Strongest será um adversário complicado para o Fluminense, ao menos quando o jogo for na Bolívia. Situado em La Paz, os Tigres contam a altitude de 3.600 metros, a maior entre todos os times que disputam a Libertadores.
No Campeonato Boliviano, o time aurinegro lidera a competição nacional com 16 pontos e ainda tem um jogo por fazer. O clube não conta com muitos nomes importantes, mas é comandado pelo espanhol Ismael Rescalvo, que treinou clubes importantes como Emelec (EQU), Independiente del Valle (EQU) e Independiente Medellín (COL).
Time base: Viscarra; Saúl Torres, Castillo, Jusino e Carlos Roca; Arrascaita, Ursino, Ortega (Quiroga) e Chura; Triverio e Arias. Técnico: Ismael Rescalvo.
+ Já contando 2023! Saiba os clubes brasileiros com mais participações na Libertadores na história
SPORTING CRISTAL (PERU)
Fundação: 13 de dezembro de 1955
Estádio: Nacional José Diaz, em Lima
Títulos nacionais: 20
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: 37 (indo para a 38ª)
Melhor campanha: 1997 (vice-campeão)
Classificado como: 3º colocado no Campeonato Peruano de 2022
Rival na estreia da competição, o Sporting Cristal tem em comum com o Fluminense o fato de nunca ter sido campeão, mas ter parado em uma final. No ano de 1997, os peruanos foram derrotados para o Cruzeiro, que tinha o goleiro Dida e que era comandado por Paulo Autuori.
Para este ano, a equipe é comandada pelo brasileiro Tiago Nunes, conhecido por passagens por clubes como Athletico-PR, Corinthians e Grêmio e tem ainda no elenco nomes como Yotún, ex-Vasco, e Brenner, ex-Botafogo e Internacional. No Campeonato Peruano, a equipe é a terceira colocada. Na fase prévia da Libertadores, os Cervejeiros eliminaram Nacional (PAR) e Huracán (ARG).
Time base: Solís; Lora, Chávez, Ignácio e Loyola; Castillo, Pretell e Yotún; Corozo, Hohberg e Brenner. Técnico: Tiago Nunes.
SOBRE O FLUMINENSE
Fundação: 21 de julho de 1902
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Títulos nacionais: 4
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: 8 (indo para a 9ª)
Melhor campanha: 2008 (vice-campeão)
Classificado como: 3º colocado do Campeonato Brasileiro de 2022
O Fluminense chega para o torneio com grande expectativa depois de fazer uma boa temporada em 2023. O time carioca tenta superar o trauma vivido em 2008, quando chegou à final da Libertadores, mas foi derrotado para a LDU, nos pênaltis, no Maracanã. Neste ano, o Tricolor terá nova chance de jogar uma decisão em casa, se lá chegar, já que a Conmebol confirmou a finalíssima para o maior estádio brasileiro.
A equipe comandada por Fernando Diniz conta com nomes importantes como André, Germán Cano e Jhon Arias, além de jogadores experientes como Marcelo e Fábio. Entre os que já conquistaram o torneio estão o volante Felipe Melo, duas vezes com o Palmeiras (2020 e 2021), e o meia Ganso, uma vez com o Santos (2011).
Time base: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz (Manoel) e Alexsander (Marcelo); André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
ONDE ASSISTIR AO FLUMINENSE NA LIBERTADORES
Rodada 1: Sporting Cristal x Fluminense - 05/04 - 21h30 - Globo e Paramount+
Rodada 2: Fluminense x The Strongest - 18/04 - 19h - Paramount+
Rodada 3: Fluminense x River Plate - 02/05 - 21h - ESPN e Star+
Rodada 4: The Strongest x Fluminense - 25/05 - 19h - ESPN e Star+
Rodada 5: River Plate x Fluminense - 07/06 - 21h30 - Globo e Paramount+
Rodada 6: Fluminense x Sporting Cristal - 27/06 - 21h - Paramount+
* Todos os jogos são no horário de Brasília.