CLUBES

Galeria de Fotos

Kayky é mais um! Relembre joias de Xerém que deixaram o Fluminense nos últimos anos

Vendido ao Manchester City no início do ano, o jovem Kayky antecipou a ida para a Inglaterra, que aconteceria apenas em janeiro de 2022, e já não é mais jogador do Fluminense, que mantém 20% dos direitos. O atacante é só mais um das várias joias formadas em Xerém a deixarem o clube nos últimos tempos. Veja a lista.
1 - 15
Miguel conseguiu a rescisão com o Fluminense na Justiça e agora mantém a forma enquanto aguarda uma definição sobre o futuro.
2 - 15
O volante Metinho viveu a mesma situação de Kayky e também acabou indo antes do previsto para o Troyes, da França, que pertence ao Grupo City. Ele acabou não sendo utilizado no profissional e antecipou a saída.
3 - 15
Considerado um jogador com alto potencial de venda, Marcos Paulo acabou saindo de graça após acertar com o Atlético de Madrid. Ele deixou o Fluminense ao final do contrato, em julho, e acabou emprestado pelo clube espanhol ao Famalicão, de Portugal.
4 - 15
Antes mesmo de estrear no profissional, o goleiro Marcelo Pitaluga foi vendido ao Liverpool, da Inglaterra. O Fluminense manteve 25% dos direitos econômicos.
5 - 15
Evanilson havia sido a venda mais expressiva até a saída dos dois jovens que abrem esta lista. Mesmo formado no clube, o jogador não teve o contrato renovado, foi para a Tombense e novamente emprestado ao Tricolor. Por isso, os cariocas ficaram com 30% do valor, sendo 10% de direitos econômicos e 30% de taxa de vitrine da ida do atacante para o Porto, de Portugal. O Flu permaneceu com 6% de direitos econômicos sobre o percentual da Tombense numa futura venda que seja realizada pelo clube português.
6 - 15
Pedro, atualmente no Flamengo, foi outra venda expressiva do Fluminense quando se transferiu para a Fiorentina, da Itália. O Tricolor tinha 50% dos direitos do atacante e assegurou 10% em uma futura venda (o que aconteceu quando ele foi para o rival).
7 - 15
O zagueiro Roger Ibañez saiu do Fluminense para a Atalanta, da Itália, em janeiro de 2019. O clube carioca tinha 70% dos direitos na época. Atualmente ele está na Roma.
8 - 15
Em 2018 aconteceu a venda de João Pedro ao Watford, da Inglaterra. Como o jogador ainda era menor de idade, ele só seguiu para o clube em 2020. Ele foi uma das maiores transações da história do Fluminense, rendendo 11,5 milhões de euros.
9 - 15
Ayrton Lucas foi outro jovem que passou pelas categorias de base, apareceu bem no profissional e rapidamente foi vendido. Ele saiu para o Spartak Moscou, da Rússia, clube que defende até hoje.
10 - 15
Gustavo Scarpa, que teve uma saída polêmica, acabou rendendo cerca de R$ 6,7 milhões após acordo entre Fluminense e Palmeiras na Justiça. Ele segue no clube  paulista, mas ganhou o desafeto dos tricolores.
11 - 15
Em 2017, o Fluminense acertou a venda de Wendel para o Sporting, de Portugal. Recentemente o jogador fechou com o Zenit, da Rússia, o que fez o Tricolor lucrar novamente.
12 - 15
Atualmente no Shakhtar Donetsk, Marlon deixou o Fluminense em 2016 rumo ao Barcelona.
13 - 15
Maior venda da história do Fluminense em euros, Gerson foi vendido para a Roma, da Itália, em 2016. Depois, em 2019, foi para o Flamengo e atualmente é jogador do Olympique de Marselha, da França, em transferências que voltaram a render dinheiro para o Tricolor.
14 - 15
Anunciado como novo reforço do Flamengo, Kenedy foi formado na base do Fluminense e vendido para o Chelsea, da Inglaterra, em 2015.
15 - 15

Publicado por Luiza Sá