No meio da temporada, o Fluminense viveu uma maré de azar com diversos jogadores no departamento médico. Um deles foi Marquinho, que passou por uma artroscopia no tendão patelar do joelho direito em julho. O retorno aos treinos era previsto para o fim de novembro e aos jogos oficiais só ano que vem, mas pode acontecer antes do esperado.
Desde a última semana de agosto, o camisa 7 vem fazendo trabalho de fortalecimento em separado no CT Pedro Antonio. Nesta semana, iniciou os exercícios de fisioterapia ao lado dos companheiros. O retorno aos treinos com bola, no entanto, só devem acontecer no fim de outubro ou começo de novembro. Assim, é possível que o atleta esteja à disposição de Abel ainda neste ano, nos últimos jogos do Brasileirão, que termina em dezembro.
Atualmente, o treinador tem nove jogadores para função de criação no meio de campo: Gustavo Scarpa, Luquinhas, Wendel, Sornoza e Robert. O volante Luiz Fernando, que operou no mesmo dia que o camisa 7, em julho, só voltará aos gramados na próxima temporada.