Cotado como reforço do Fluminense, Vina tem um o desafio para encarar caso o acordo se concretize: trazer uma nova impressão após uma primeira passagem acidentada com a camisa tricolor. O meio-campista, que vê com bons olhos um possível regresso às Laranjeiras, vem em grande fase na sua carreira, oferece mais variações em campo e está com maturidade para reencontrar-se com uma torcida que anseia por títulos de ponta.
+ MERCADO DA BOLA: veja as movimentações do seu time de coração
O contexto é bem diferente do que Vina encontrou em 2015 (quando atuava com o nome de Vinícius). Naquele ano, a equipe passou por mudanças de treinadores e teve como seu melhor momento uma chegada à semifinal da Copa do Brasil.
O jogador teve um desempenho promissor no Carioca e chegou a ser titular em seus primeiros passos. No entanto, uma fratura no seu pé esquerdo exigiu uma cirurgia e comprometeu sua sequência em campo. A luta por um espaço ficou mais pesada e viu nomes como Gerson e Gustavo Scarpa o superarem.
Após 40 jogos e quatro gols, Vina passou a treinar em horários alternativos e isto despertou a irritação do jogador. O meia foi liberado pelo Tricolor das Laranjeiras antes do fim de seu vínculo.
Anos depois e com mais maturidade em campo, Vina surge como perspectiva para um Fluminense que precisa de opções de qualidade. O meia se destacou no Ceará por sua capacidade de levar a equipe ao ataque e demonstrou mais segurança em relação a confrontos acirrados.
Além disto, o Tricolor das Laranjeiras está em um momento de trabalho mais consistente. Fernando Diniz permanece como treinador do clube e tem a seu favor a perspicácia de saber o quanto pode extrair de cada atleta. O cenário também é diferente, uma vez que a equipe vai para a disputa da Copa Libertadores reforçada.
Caso haja um "acerto de contas" com o Fluminense, Vina terá muitos caminhos para se aprimorar e levar alegrias à torcida tricolor.