Faltando quatro rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Fluminense vive uma situação impensável se comparada com meses atrás. Presente na semifinal da Copa Sul-Americana e estando na parte de cima da tabela do Brasileirão durante a maior parte do torneio, o Tricolor agora conta os pontos para se livrar do risco de rebaixamento. Poderia ser diferente, mas a equipe não aproveitou os confrontos diretos contra as equipes do Z4.
Foram 22 pontos desperdiçados contra equipes que lutam diretamente contra o rebaixamento - Paraná (já rebaixado), América-MG, Sport, Vitória, Chapecoense, Ceará, Sport, Vasco, Corinthians, Botafogo e Bahia - nesta edição de Campeonato Brasileiro. Não faltaram oportunidades, faltaram gols, saber segurar o resultado ou ter uma atuação que pudesse buscar a vitória. Com Marcelo Oliveira e Abel Braga, pontos desperdiçados se transformaram em problemas.
- Preocupa. Quando não ganha, claro que preocupa. Temos de manter o equilíbrio. Em algumas dessas partidas sem ganhar, o time foi bem. Jogamos bem contra o Sport, poderíamos ter ganho. Hoje tivemos jogo equilibrado. Ficar na parte de baixo da tabela é ruim e pesado, especialmente pela camisa do Fluminense - declarou Marcelo Oliveira.
Antes do término do Brasileirão, o Fluminense ainda faz três confronto diretos contra equipes que lutam contra o Z4: terá o Ceará, o Bahia e o América-MG. É preciso corrigir o rendimento para não passar por mais dificuldades nas rodadas finais do Brasileirão.
COM MARCELO OLIVEIRA
Fluminense 0 x 0 Sport: confronto tratado como fundamental para escapar do risco de rebaixamento. Fluminense dentro de casa contra o Sport que estava na porta do Z4. Entretanto, um empate sem gols frustou a expectativa dos torcedores e dos atletas.
Fluminense 0 x 1 Vasco: o Vasco vinha de resultados ruins fora de São Januário e o Fluminense estava em alta após a classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Mesmo atuando melhor, o placar foi de 1 a 0 para o cruz-maltino, após gol de pênalti de Maxi López.
Fluminense 0 x 0 Vitória: outro duelo onde o Fluminense era favorito e o Vitória estava na zona de rebaixamento. Sem contar com Pedro, que se lesionou nos jogos anteriores, o Fluminense pouco ameaçou e empatou sem gols no Maracanã.
América-MG 0 x 0 Fluminense: outra vez o Fluminense jogou melhor, mas não conseguiu o resultado. Gilberto e Pedro pararam no goleiro João Ricardo que salvaram o América-MG da derrota no Independência. Resultado que fez o Tricolor perder dois pontos.
Fluminense 1 x 1 Bahia: o Fluminense teve o controle da partida durante boa parte, mas levou um gol no final que acabou dando o empate para o Bahia, que na época estava lutando contra o rebaixamento.
Ceará 1 x 0 Fluminense: o Ceará era o lanterna do Campeonato Brasileiro naquele momento, mas venceu o Fluminense por 1 a 0 no PV. Marcelo Oliveira ainda começava no cargo, mas viu a sua equipe pouco ameaçar uma frágil equipe do Ceará - ainda sem Lisca.
Vasco 1 x 1 Fluminense: na estreia de Marcelo Oliveira, tropeço em São Januário. O Fluminense encontrou um gol no final da partida que evitou uma derrota para um Vasco que já lutava contra o rebaixamento.
COM ABEL BRAGA
Botafogo 2 x 1 Fluminense: outra atuação ruim do Fluminense que não conseguiu somar pontos no Campeonato Brasileiro. No Nilton Santos, o Botafogo foi superior e venceu por 2 a 1 para respirar na tabela do Brasileirão.
Paraná 2 x 1 Fluminense: contra o lanterna do Campeonato Brasileiro e que havia vencido apenas duas partidas, o Fluminense foi derrotado. Placar de 2 a 1 em uma das piores partidas do Tricolor no ano.