É a hora da verdade para o Fluminense. Não há mais tempo para desculpas, lamentações ou explicações. Tão importante quando o jogo de volta contra o Atlético-PR na Copa Sul-Americana, o duelo contra o Ceará, nesta segunda-feira, às 20h, no Maracanã, ganha contorno de "final" pela permanência na primeira divisão. Não é para menor: há quatro pontos do Z4, enfrenta um concorrente direto para fugir do risco de queda. A partida terá transmissão em tempo real do LANCE!.
A matemática é simples. O Fluminense abriu a rodada com 41 pontos, ocupando a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, e estando a quatro pontos de distância do Z4. O Ceará em 16º com 38 pontos. No melhor dos cenários, uma vitória aliada a um bom resultado do Grêmio contra a Chapecoense faria o Tricolor abrir sete pontos de distância tendo apenas mais nove em disputa. Ou seja, praticamente garantiria a permanência.
No pior dos cenários, os resultados poderiam fazer com que o Fluminense caísse para a 16ª colocação e ficasse a apenas dois pontos de distância do Z4 - para isso, Chapecoense, Sport e o próprio Ceará teriam que vencer na rodada. Além disso, o Tricolor tem dois confrontos fora de casa - Bahia e Internacional - na sequência.
- Ficar na parte de baixo da tabela é ruim e pesado, especialmente pela camisa do Fluminense. Temos uma decisão importante, é uma final. Precisamos de boa preparação, de um time muito competitivo e com a participação do torcedor. Uma vitória contra o Ceará, de repente, pode nos dar uma condição melhor de preparação para a Sul-Americana - declarou Marcelo Oliveira.
Motivos para acreditar: o Ceará tem apenas uma vitória nos últimos quatro jogos e vê a pressão para fugir do rebaixamento voltar a incomodar. O retrospecto atuando fora de casa no Campeonato Brasileiro também não é dos melhores e a equipe cearense nunca venceu o Fluminense no Maracanã.
Motivos para se preocupar: são quatro jogos sem marcar, o que fez o Fluminense atingir a sua maior seca nesta temporada. O Fluminense não marca desde a partida contra o Nacional (URU), pela Copa Sul-Americana, no dia 31 de outubro. No Brasileirão, desde contra o Atlético-MG, no dia 21 de outubro. Além disso, os jogadores cobraram os atrasos salariais de dois meses de salários e quatro de direitos de imagem.
POSSÍVEIS NOVIDADES NA ESCALAÇÃO
Recuperado de um edema na panturrilha esquerda, o zagueiro Gum retornou ao treinamentos e está à disposição para a partida contra o Ceará, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Marcelo Oliveira comandou um trabalho tático com portões fechados nas atividades antes da partida.
Outra novidade é a permanência de Bryan Cabezas na equipe titular. Junior Dutra por outro lado, iniciou a atividade no banco. Sendo assim, o Tricolor deve entrar em campo com: Julio César; Igor Julião, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Airton, Sornoza; Cabezas, Everaldo e Luciano.
Léo, com edema na coxa direita, e Ibañez, com estiramento na coxa direita, não participaram da atividade, seguem sem treinar com bola e devem desfalcar o Fluminense. Por outro lado, o volante Jadson, expulso contra o Palmeiras, cumprirá suspensão.