Com a conquista do ouro do Brasil na manhã deste sábado, Nino se tornou o primeiro jogador da história do Fluminense a ser campeão dos Jogos Olímpicos no futebol. A Seleção Brasileira conquistou o bicampeonato depois de derrotar a Espanha por 2 a 1, no Estádio Yokohama Internacional, em Yokohama.
> Fluminense paga salários de funcionários e jogadores referentes a julho
Assim que a bola rolou, inclusive, Nino entrou para a história olímpica do Fluminense. Isso porque se tornou o primeiro jogador de futebol do clube a disputar uma final, garantindo ao menos a medalha de prata. Antes dele, Thiago Silva e Thiago Neves haviam se tornado os primeiros representantes do Tricolor a subirem no pódio, com o bronze da Olimpíada de Pequim, em 2008.
> O Fluminense avançou na Libertadores! Veja a tabela
- Isso representa muito para mim. Eu devo muito ao Fluminense o fato de estar aqui. Tenho certeza que eu represento o clube em todos os momentos. Fico muito feliz com o carinho que tenho recebido da torcida, de todos que torcem e acompanham cada passo que eu dou aqui no Japão. Fico muito feliz de ter entrado para a história do clube, podendo representar a seleção aqui - disse Nino ao site oficial do Fluminense antes da decisão.
Vale ressaltar, também que Nino foi titular da zaga brasileira em todos os seis jogos da equipe na Olimpíada. O Brasil terminou a fase de classificação na liderança do Grupo D, com duas vitórias e um empate. Nas quartas de final, avançou ao derrotar o Egito por 1 a 0. Depois, garantiu um lugar no pódio ao carimbar o passaporte para a final olímpica eliminando o México na disputa por pênaltis.