O técnico Fernando Diniz está aproveitando bastante a intertemporada para achar a melhor versão do Fluminense, que pode ter algumas mudanças em relação ao time do primeiro semestre. A começar pela zaga, que terá Digão no lugar de Matheus Ferraz, que se recupera de uma lesão no joelho direito e só volta a jogar no ano que vem.
O ataque segue sendo uma incógnita, já que o futuro de Luciano permanece indefinido. Por isso, algumas variações estão sendo testadas. No entanto, há um setor da equipe que Fernando Diniz parece ter encontrado a melhor formação, que é o meio-campo com Allan, Daniel e Paulo Henrique Ganso.
Os três são titulares absolutos do Fluminense desde a derrota para o Botafogo, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Daniel foi o último a conquistar o lugar no time, que aconteceu após ter se destacado na vitória sobre o Grêmio por 5 a 4, também pela competição nacional. Bem antes, no Carioca, Allan, Daniel e Ganso jogaram juntos na derrota para o Flamengo por 3 a 2, porém, na ocasião, alguns titulares da época foram poupados.
Desde então as ausências desses jogadores se dão por motivos de lesões ou suspensões. Entretanto, apesar das boas atuações, o trio não possui bons números. Em nove jogos juntos como titulares, o Fluminense venceu dois, empatou quatro e perdeu outras três, marcando 12 e sofrendo oito gols. Mesmo com o desempenho abaixo do esperado, Daniel destacou o entrosamento, projetando melhores resultados no futuro.
- Muito importante o entrosamento. Acredito que as coisas estão fluindo no meio de campo. A parte principal de um time é esse setor. Se o meio não estiver entrosado, não flui bem. Espero que a gente continue se entendendo e os resultados venham.
Disputa por posição
Apesar da titularidade estar assegurada para Allan, Daniel e Ganso, outros jogadores estão dispostos a colocar uma dúvida na cabeça de Fernando Diniz. É o caso do meia-atacante Guilherme, que vem se destacando nesta intertemporada.
Nos dois jogos-treino até o momento, contra Portuguesa da Ilha e Grêmio Osasco, o Fluminense venceu as atividades por 2 a 1 e 3 a 1, respectivamente, com o jogador contribuindo com um gol e uma assistência.
A disputa também está acirrada na posição mais recuada do setor. Bruno Silva, que era titular até passar por uma artroscopia no joelho direito, e Airton, fazem sombra em Allan e Daniel, aumentando as opções do técnico Fernando Diniz, caso queira uma equipe menos exposta.
Jogos de Allan, Daniel e Ganso como titulares:
Chapecoense 1 x 1 Fluminense (Brasileiro)
Fluminense 0 x 0 Flamengo (Brasileiro)
Cruzeiro 2 x 2 Fluminense (Copa do Brasil)
Atlético Nacional 1 x 0 Fluminense (Sul-Americana)
Fluminense 4 x 1 Atlético Nacional (Sul-Americana)
Fluminense 4 a 1 Cruzeiro (Brasileiro)
Fluminense 1 a 1 Cruzeiro (Copa do Brasil)
Fluminense 0 a 1 Botafogo (Brasileiro)
Flamengo 3 x 2 Fluminense (Carioca)