Mesmo sem reforços, Abel já estuda nova forma de jogar do Fluminense

Último jogo da temporada, contra o Atlético-GO, serviu para testar novo posicionamento pensando em 2018. Recuo do volante Douglas é uma das principais mudanças

Escrito por

O fim de temporada frustrante e a baixa expectativa de reforços deixa a torcida do Fluminense desanimada para a próxima temporada. A diretoria tenta achar alternativas para trazer novas peças mas, caso não consiga, Abel já está preparado. Ele já pensa em como mudar a equipe tendo em mãos o mesmo material que encerrou o Brasileirão. 

Na partida contra o Atlético-GO, a última do ano, o treinador abriu mão do esquema preferido pensando em 2018. O que muda é a estratégia e o posicionamento tático. Ele explica. 

- Atuamos de forma diferente, com apenas dois treinos antes do jogo. A assimilação foi rápida,. Gostei do que vi mesmo jogando sem entrosamento. Os atletas têm cultura tática, e isso me mostrou que a gente poderia arriscar - afirma Abelão, que reforça.

- É é essa maneira que, dentro dos conformes, quero no ano que vem.

A nova tática consiste principalmente no meio de campo. Sem Orejuela, prestes a acertar com a LDU, o posicionamento de Douglas será recuado para melhorar a saída de bola. Em compensação, Wendel - que não tem permanência garantida - avança no campo para se aproximar da área. Foi assim, inclusive, que marcou o garoto marcou o último gol tricolor no ano.

Na frente, caso permaneça, Gustavo Scarpa jogará mais solto, alternando entre a direita e a esquerda com Matheus Alessandro. Abel também aguarda o retorno de Calazans para ser um dos concorrentes na posição.

No setor defensivo, Henrique e Renato Chaves invertem os lados. Dessa forma, o capitão conseguiu duas finalizações de longe contra o Atlético-GO, que quase resultaram em gols. Os laterais, ainda não definidos, se dedicam mais à marcação do que ao apoio para evitar o problema das bolas aéreas.

Confira uma prévia do posicionamento abaixo:

Siga o Lance! no Google News