O Fluminense publicou, nesta quinta-feira, o edital da eleição antecipada, confirmada para o dia em 8 de junho. O prazo para inscrição de chapas que desejam concorrerá ao pleito irá até 30 de maio. Com isso, a antecipação proposta pelo presidente Pedro Abad será concluída e o Tricolor terá um novo mandatário. Novo presidente terá mandato até novembro de 2022.
Como adiantado pelo LANCE!, após fazer o pedido por urnas eletrônicas para o TRE-RJ, o órgão deu a data mínima de 8 de junho para que as votações aconteçam. Pedro Abad decidiu que este será o dia para que tudo seja feito, mas há um problema: nessa data, o Tricolor jogará contra o Flamengo, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Os sócios também vão escolher os 150 membros efetivos e 50 membros suplentes para integrarem o Conselho Deliberativo a partir de 1 de dezembro de 2019. Terão direito a voto os sócios do clube maiores de 16 anos e que estejam no quadro social há mais de um ano - para a categoria sócio-futebol, dois anos ininterruptos até o dia da Assembleia Geral.
Em dezembro do ano passado, Pedro Abad afirmou que possuía o desejo de antecipar as eleições. Um mês depois, sócios do clube aprovaram, em grande maioria, pelo novo pleito, mudando o estatuto original do clube.
As novas eleições no clube das Laranjeiras já estão com dois pré-candidatos: Mário Bittencourt, ex-vice jurídico, em conjunto com Celso Barros, ex-presidente da Unimed, e Ayrton Xerez, ex-deputado. Ricardo Tenório estuda a possibilidade de atuar como terceira opção.