Semelhanças com campanha de 2009 ligam o alerta máximo no Fluminense

Tricolor possui a mesma pontuação que tinha em 2009, após a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Há dez anos, se livrou do rebaixamento em uma arrancada histórica

Escrito por

A derrota para o Palmeiras por 3 a 0 trouxe à tona uma triste coincidência para o Fluminense. Após 18 rodadas disputadas na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Tricolor possui uma campanha quase idêntica a de 2009, que é lembrada até hoje pela arrancada história que evitou um rebaixamento, para muitos, inclusive os matemáticos, era inevitável.

A exceção entre as campanhas está no número de vitórias e na posição na tabela. O Fluminense de 2019 venceu quatro jogos, empatou três e perdeu 11, enquanto o de dez anos atrás tinha uma vitória a menos, empatou seis vezes e saiu derrotado de campo em nove partidas. No restante, tudo igual: os mesmos 15 pontos, 20 gols marcados e 29 gols sofridos.

Na classificação após 18 rodadas, o Tricolor de 2009 era o penúltimo colocado, com cinco pontos a menos que o Santo André, que ocupava a 16ª posição. Atualmente, o Fluminense está na 17ª colocação, tendo que tirar uma diferença de três pontos para o Cruzeiro, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

TABELA
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro


As coincidências fazem o torcedor tricolor entrar em desespero. Afinal de contas, o time atual não conta no elenco com Conca e Fred, por exemplo. Outro complicador é a questão financeira. Em 2009, o Fluminense tinha a Unimed como parceira, que bancava os grandes salários do time. Já em 2019, o clube convive com atrasos salariais e sofre com penhoras.

Um alento é que a "pontuação de corte" para se manter na Série A, pode ser menor do que foi em 2009, quando o Fluminense se livrou com 46 pontos. Estima-se que 44 pontos seja o suficiente. Para alcançá-lo, o Tricolor terá 20 jogos pela frente, 60 pontos em disputa, tendo que conquistar obrigatoriamente 29.

No próximo domingo, o Fluminense enfrenta o Corinthians, no Mané Garrincha, em Brasília, por conta da venda de mando de campo. Em caso de vitória, o jogo pode representar a tão sonhada arrancada pela permanência. Caso saia de campo derrotado, as coincidências se transformam em fato, com o Tricolor vai igualar a sua pior campanha no primeiro turno dos pontos corridos.

Siga o Lance! no Google News