O interesse do Fluminense em repatriar Thiago Silva não é novidade, mas ganhou forças nos últimos meses. Após o retorno de Marcelo, cresce a expectativa - entre torcida, diretoria e elenco tricolores - em poder contar com o zagueiro a partir da próxima janela de transferências. A situação, no entanto, não é simples e vai além do desejo do clube carioca e do atleta. Abaixo, o LANCE! lista pontos-chave para entender o cenário.
CONTRATO E RELAÇÃO COM O CHELSEA
Aos 38 anos, Thiago Silva defende o Chelsea (ING) e tem contrato até junho de 2024. Uma transferência na próxima janela, portanto, dependeria de um acordo entre as três partes: os dois clubes e o zagueiro. Um ponto negativo que pode dificultar os planos do Fluminense é que o atleta foi titular dos Blues na maior parte da temporada atual e é considerado um dos líderes do elenco.
Um outro obstáculo nesta operação seria a questão salarial. A imprensa inglesa estima que Thiago Silva receba mais de R$ 2 milhões mensais no Chelsea, valor muito acima do que o Fluminense pode e pretende pagar. Se quiser voltar ao Brasil, portanto, o zagueiro deve abrir mão de parte do que recebe atualmente em Londres.
Em contrapartida, há um lado positivo para o possível retorno: o Chelsea não tem mais chances de classificação para competições europeias na próxima temporada e pode optar por uma reformulação no elenco mais profunda no meio do ano. Neste caso, o clube poderia rescindir o contrato de Thiago Silva sem cobrar uma multa do Fluminense. A boa relação do zagueiro com a diretoria londrina é um trunfo para esta possibilidade.
LOBBY DE PRESIDENTE, TÉCNICO E ELENCO
Enquanto Thiago Silva termina a temporada pelo Chelsea, o lobby pelo defensor aumenta a cada dia nas Laranjeiras. E não parte só da torcida. Desde o presidente Mário Bittencourt até o técnico Fernando Diniz, vários personagens tricolores já tornaram público o desejo de contar com o zagueiro ainda nesta temporada. O L! separou algumas declarações:
- Então é um sonho sim, por questões de janela só poderia vir no meio do ano. Mas se por acaso caminhar lá de uma forma, e a gente sinta que ele vai interromper o vínculo e que possa trazê-lo ainda esse ano, para encorpar ainda mais o time disputando todas as competições, tentaremos - declarou Mário Bittencourt, em entrevista ao SporTV.
- Se viesse ia ser um sonho de todo mundo. Ia ser um ganho gigante de tudo, qualidade, experiência, presença... Mas de concreto não tem absolutamente nada em relação ao Thiago Silva - afirmou Diniz, em coletiva neste sábado após empate com o Vasco.
- Estamos esperando aqui com os braços abertos. Eu já falei com ele: "Irmão, estamos te esperando aqui". Estamos esperando o "ok" dele - disse Germán Cano, em entrevista à CazéTV, na última semana.
Além dos trio citado acima, outros personagens podem ser cruciais para o retorno de Thiago Silva ao Fluminense: Marcelo, Fred e Marcão. Os três são amigos íntimos do zagueiro e, por meio de contatos diretos, tentam convencê-lo a voltar já na próxima janela de transferências.
E O QUE THIAGO SILVA JÁ FALOU SOBRE O ASSUNTO?
O interesse do Fluminense em contar com Thiago Silva a partir de julho já é público. Mas como pensa o zagueiro de 38 anos?
Mais reservado e focado no Chelsea, o atleta não costuma se manifestar sobre o assunto. Foram poucas as vezes nos últimos anos em que ele declarou de forma aberta o desejo de retornar ao futebol brasileiro e encerrar a carreira no Fluminense. A declaração mais recente aconteceu no último mês, logo após a eliminação do Chelsea para o Real Madrid nas quartas de final da Champions League.
- Tocou o coração ver o Marcelo voltar. A gente falou bastante antes dele assinar o contrato. Ele estava na Grécia ainda, a gente trocou ligações, e ele estava muito motivado para voltar. Fico feliz com ele, por esse reinício. Marcelo é um craque, sou suspeito porque sou padrinho de casamento dele - disse Thiago Silva, após a eliminação do Chelsea na Champions League - disse Thiago Silva.
Em maio de 2022, em entrevista ao jornal inglês "The Telegraph", o zagueiro já havia falado sobre os planos para a reta final de carreira. Além de declarar desejo de se aposentar com a camisa do Fluminense, Thiago Silva disse estar preparado para jogar até os 40 anos, que serão completados em setembro de 2024.
- É muito difícil falar do futuro porque você nunca sabe o que vai acontecer, mas na minha cabeça estou me projetando para jogar até os 40 anos. Não sei se conseguirei chegar lá, você nunca sabe essas coisas, mas é para isso que estou me preparando em minha mente – afirmou o Thiago Silva, antes de completar:
- O Fluminense é o clube em que eu gostaria de encerrar (a carreira). Foi o clube onde joguei depois da minha doença e é o clube que abriu as portas para mim depois dessa etapa e acreditou em mim quando ninguém pensava que Thiago Silva ainda seria um jogador. Por incrível que pareça, é o clube que eu torço também.