Embora o Fluminense tenha vivido um ano mágico em 2023 por conta do inédito título da Libertadores, ficou um gostinho de quero mais. Por conta disso, o Tricolor se reforçou em diversos setores para brigar por mais taças grandes em 2024.
Em coletiva concedida na terça-feira (30), Mário Bittencourt afirmou que a conquista do Brasileirão na temporada passada poderia ser viável com um elenco mais robusto. Por conta disso, o clube anunciou as chegadas de Douglas Costa, Renato Augusto, Terans, Antônio Carlos, Gabriel Pires, Felipe Alves e Lucumi.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
- Vamos seguir nessa filosofia de ter jogadores da casa e trazer atletas tarimbados. Douglas Costa e Renato Augusto não vieram por dinheiro, mas para jogar a Libertadores e trabalhar com Fernando Diniz. Em algum momento, a gente sentiu que se tivéssemos peças de reposição, conseguiríamos lutar pelo titulo do Brasileiro. Não fizemos escolhas. A gente poupa, porque uma hora tem que poupar. É uma nova aposta nossa sem fazer nenhuma loucura.
Por conta do foco nos jogos decisivos da Libertadores, Fernando Diniz precisou poupar o elenco em momentos chaves da temporada. Fora do Maracanã, a equipe não conseguiu ter um bom desempenho, mas ainda assim encerrou o Campeonato Brasileiro na 7ª colocação com 14 pontos de diferença para o Palmeiras, que foi o campeão.
➡️ Mário Bittencourt faz mistério sobre chegada de Thiago Silva no Flu e abre o jogo sobre André
Em seis partidas realizadas no segundo turno longe do Rio de Janeiro, o Tricolor entrou em campo com cinco jogadores ou menos considerados titulares. Naturalmente, o nível técnico da equipe caía, assim como o desempenho do time. E nesse recorte, o Fluminense sofreu quatro derrotas e empatou duas vezes.
Na nova temporada, Fernando Diniz conta com diversas peças no elenco, principalmente no sistema ofensivo. O comandante encontrou um substituto para Ganso, mas também reposições para os lados do campo. Em 2023, o treinador sofreu sem um substituto da posição quando Keno sofreu uma lesão muscular.
As chegadas de Douglas Costa e Terans também elevam o nível do elenco, que contava com Léo Fernández e Yony González como os primeiros substitutos dos pontas do Fluminense. Nesse momento, o Tricolor tem o poder de manejar o elenco de forma mais homogênea e buscar uma nova conquista da Libertadores, mas também a do Brasileirão ou de uma Copa do Brasil.
Por mais que a última edição do Campeonato Brasileiro tenha sido atípica em diversos momentos, o Time de Guerreiros tem condição de brigar em duas frentes. Assim como na competição mata-mata, onde o Flu chegou na semifinal em 2022, mas caiu de forma precoce nas oitavas de final para o Flamengo em 2023.
Nesse momento, o Fluminense permite que seu torcedor possa sonhar, principalmente porque o clube provou que nem tudo é questão de dinheiro. Planejamento, estratégia e continuidade de trabalho dão resultados e podem levar o Tricolor a alçar voos mais altos na temporada.