Hoje no Fluminense, Gilberto tem no currículo passagens por Vasco e Botafogo, equipes que disputam, neste domingo, o título do Campeonato Carioca (o time cruz-maltino venceu o primeiro duelo por 3 a 2). Apesar das amizades que fez em ambos os clubes, o lateral-direito tricolor se manteve neutro na disputa e afirmou que torce para o time que se apresentar melhor consiga levar o troféu,
- Tenho amigos mais recentes no Vasco. O Botafogo mudou bastante, mas em compensação tem o Jefferson, que além de amigo é um ídolo que me espelho no futebol... Mas não tenho torcida. Que vença o melhor - disse.
Gilberto chegou ao Botafogo ainda para a categoria de base e alcançou o elenco profissional em 2011, ficando em General Severiano até 2015. Em 2014, esteve emprestado ao Internacional. Com a camisa alvinegra, conquistou o Carioca de 2013.
Depois de passagem pelo futebol italiano, onde defendeu Fiorentina, Verona e Latina, voltou ao Brasil para vestir a camisa do Vasco, no ano passado. Em são Januário, conquistou a Taça Rio e ajudou na campanha que levou o time de volta à Libertadores.