CLUBES

Galeria de Fotos

70 anos das novelas no Brasil: lembre algumas participações especiais de jogadores na história da teledramaturgia

Neste 21 de dezembro, a telenovela brasileira celebra 70 anos de história. Em meio a tantas memórias deixadas na teledramaturgia, o LANCE! resgata os capítulos nos quais jogadores de futebol brilharam na telinha.
1 - 28
A celebração acontece em 21 de dezembro pois foi o dia da estreia de "Sua Vida Me Pertence", primeira novela da história. Exibida às terças e quintas, a trama era protagonizada por Walter Forster (que também a escreveu e dirigiu) e Vida Alves e exibida na TV Tupi. Os dois protagonizaram a cena do primeiro beijo na história da teledramaturgia. O elenco ainda trazia Lima Duarte e Lia de Aguiar.
2 - 28
Pelé foi quem ganhou mais destaque na faceta de ator. No mesmo ano no qual chegou ao seu milésimo gol, o "Rei" foi protagonista da novela "Os Estranhos", escrita por Ivani Ribeiro na extinta TV Excelsior. O camisa 10 interpretava Plínio Pompeu, um escritor que morava em uma ilha. O craque contracenou com as atrizes Rosamaria Murtinho e Regina Duarte (foto) e nomes como Stênio Garcia e Cláudio Corrêa e Castro.
3 - 28
O Atleta do Século ainda participou de outras novelas. Em "História de Amor", exibida na Rede Globo entre 1995 e 1996, ele participou do programa de TV do ex-atleta de remo Assunção. O personagem vivido por Nuno Leal Maia ficara paraplégico em um acidente de carro e, por meio da presença do então ministro dos Esportes, falava sobre o apoio do Governo Federal no desporto aos deficientes.
4 - 28
Em 2002, Pelé ainda participou de "O Clone", ao visitar o bar da dona Jura, personagem vivida por Solange Couto.
5 - 28
A segunda versão de "Pecado Capital" trouxe a luxuosa participação de Romário. Logo no primeiro capítulo, o Baixinho desafiou Tenorinho para uma partida de futevôlei. O trambiqueiro vivido por Eri Johnson adotava o nome de Marcelinho na praia. Na época na qual a novela foi exibida, o camisa 11 defendia o Flamengo.
6 - 28
No ano de 1997, Ronaldo participou de alguns capítulos de "Malhação" interpretando um treinador de futebol. Curiosamente, ele comandava a equipe feminina na qual estava Mariana, personagem da sua então namorada, Suzana Werner.
7 - 28
Em 2013, Ronaldinho Gaúcho fez uma participação na novela "Avenida Brasil". O meia visitou a loja de Alexia, personagem interpretada por Carolina Ferraz.
8 - 28
Zico trabalhou em "Babilônia", exibida em 2015. Na última novela escrita por Gilberto Braga, o Galinho contracenou com Glória Pires, Cássio Gabus Mendes e Marcos Pasquim.
9 - 28
Na novela "Feijão Maravilha", o porteiro Sebastião, flamenguista vivido por Grande Otelo, teve uma grata surpresa. Ele conheceu os ídolos Zico e Sócrates.
10 - 28
Então em ascensão no futebol nacional, a dupla Neymar e Ganso deu o ar da graça na "Malhação". A dupla visitou Maicon, goleiro vivido por Marcelo Mello Júnior.
11 - 28
Em 2011, Neymar entrou em cena em "Carrossel". Na novela infantojuvenil exibida pelo SBT, o então craque do Santos ensinou cobranças de pênaltis às crianças e fez um treinamento com elas na Vila Belmiro.
12 - 28
Já em "Amor À Vida", exibida em 2013 na Rede Globo, Neymar recebeu a marcação cerrada de Valdirene. A personagem feita por Tatá Werneck fazia de tudo para ser famosa.
13 - 28
Dois anos depois, Neymar voltou a entrar em campo para atuar no primeiro capítulo de "A Regra do Jogo".  Ele contracenou com Giovanna Antonelli, que fazia o papel de Atena.
14 - 28
Em "Amor À Vida", Valdirene correu atrás de outro jogador de futebol. A personagem de Tatá Werneck "atacou" Alexandre Pato, então no Corinthians.
15 - 28
Atual centroavante do Fluminense, Fred fez uma participação especial no último capítulo da novela "Flor do Caribe", exibida em 2013. O camisa 9 terminava a trama como namorado da cantora Cristal (vivia pela argentina Moro Anghileri).
16 - 28
Campeão da Copa do Mundo de 1994 e consagrado no São Paulo, Raí participou do último capítulo da novela "Laços de Família", exibido em 2001. O craque encontra a personagem Ciça (vivida por Júlia Feldens) em um aeroporto.
17 - 28
O ex-jogador interpretou ele mesmo na novela "Tempos Modernos", de 2005. Raí se interessava pela delegada Tita, vivida pela atriz Cris Vianna.
18 - 28
A novela "Quatro por Quatro", de 1994, teve uma rápida participação de Renato Gaúcho. O atacante distribuía autógrafos.
19 - 28
Renato voltou à cena em 1997 de maneira curiosa. Em "Zazá", ele fazia o papel do treinador do Asas, equipe feminina que tinha entre suas atletas a desengonçada Sissy (interpretada por Rachel Ripani).
20 - 28
Em "Que Rei Sou Eu?", de 1989, Roberto Dinamite viajou ao século XVIII. Sir Bobby Dinamite ajudou Sir Charles Miller (interpretado por Luiz Gustavo) a apresentar o que era o futebol aos conselheiros avilaneses.
21 - 28
Já em "Barriga de Aluguel", exibida em 1990, o coreógrafo Lulu (vivido por Eri Johnson) e a dançarina Lúcia Aimée (interpretada por Regina Restelli) foram a São Januário e encontraram campeões brasileiros pelo Vasco no ano anterior, casos do meia Marco Antônio Boiadeiro e dos atacantes Sorato e Bebeto.
22 - 28
Exibida entre 1984 e 1985, "Vereda Tropical"contou com a participação de diversos jogadores. A trama tinha como protagonista Luca, jogador de futebol vivido por Mário Gomes. Curiosamente, Serginho Chulapa encontrou o atacante no Santos (onde Luca fez um teste) e seu amigo Bertazzo (vivido por Nuno Leal Maia, na foto). Mais tarde, Serginho se tornou reforço do Corinthians ao lado de... Luca!
23 - 28
O locutor Osmar Santos participou do último capítulo da novela. Ele conta que a estreia de Luca pelo Corinthians, na partida contra o Vasco, é incerta.
24 - 28
Apresentado de helicóptero, Luca marcou um gol em sua estreia . Mas houve algumas situações inusitadas na "vida real", durante o jogo entre Corinthians e Vasco pelo Brasileiro de 1985. A entrada do ator Mário Gomes no gramado do Morumbi para celebrar o gol com os "colegas" de clube não estava programada. Surpreso, o árbitro José de Assis de Aragão expulsou Mário Gomes de campo. Outro dado curioso veio dos corintianos: irritados porque a equipe cedeu o empate em 2 a 2 ao Cruz-Maltino, os torcedores pediram "Luca! Luca! Luca!".
25 - 28
A novela "Irmãos Coragem", exibida em 1970, teve uma cena emblemática. Com direito ao aval do técnico Fleitas Solich, Cláudio Marzo fez o Duda, camisa 10 do Flamengo, e balançou a rede. Depois disto, comemorou com os jogadores rubro-negros no decorrer do duelo com o Botafogo.
26 - 28
O comentarista João Saldanha também participou da novela escrita por Janete Clair. Durante a trama de "Irmãos Coragem", ele falava da má fase do ataque do Flamengo e lamentava a queda de rendimento de Duda. O personagem de Claudio Marzo, a certa altura da história, sofria um tiro na perna e a operação feita pelo seu sogro, doutor Maciel (vivido por Ênio Santos) deixava em risco sua sequência na carreira.
27 - 28
Na segunda versão de "Irmãos Coragem", exibida em 1995, o Duda vivido por Marcos Winter inicia a trama no Flamengo e faz gol de título brasileiro sobre o Palmeiras de Velloso, Flávio Conceição e Roberto Carlos. Depois, ainda marca sobre o Vasco ao estufar a rede de Carlos Germano. Durante a novela, o atacante vai para o Corinthians, onde tabela com craques como Viola e Marcelinho Carioca.
28 - 28
Neste 21 de dezembro, a telenovela brasileira celebra 70 anos de história. Em meio a tantas memórias deixadas na teledramaturgia, o LANCE! resgata os capítulos nos quais jogadores de futebol brilharam na telinha.

Publicado por RedacaoLance