A Série B do Brasileirão terá pelo menos dez clubes que já despontaram na elite da competição nacional. Além de Cruzeiro, Botafogo e Vasco, Goiás, Náutico, Coritiba e Avaí, por exemplo, já realizaram campanhas de destaque. No entanto, se a realidade hoje é de luta pelo acesso, no que depender de visibilidade, os clubes poderão se aproveitar em dobro.
+ Confira o calendário das partidas da Série B e saiba quando seu time estreia
De acordo com informações do Uol, a emissora dona dos direitos de transmissão da segundona, a Globo, pretende transmitir as partidas de Botafogo e Vasco para todo o Brasil quando houver espaço na grade de domingo pela tarde e quarta à noite. Ou seja, quando Flamengo e Fluminense não jogarem pela Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil ou Série A, a solução é dar espaço para a Série B.
Anteriormente, a Globo já vinha fazendo transmissões regionalizadas para, por exemplo, Vitória e Cruzeiro, dando espaço nos Estados redutos dos clubes para exibir as partidas. O mesmo chegou a acontecer na década passada, quando a dupla do Rio de Janeiro foi rebaixada. Desta vez, localidades do Norte e Nordeste do Brasil - principalmente - receberão o sinal.
Com isso, a expectativa é que este Campeonato seja um dos mais assistidos dos últimos anos, afinal, conta com mais transmissões na TV aberta. Vale lembrar que a Globo ainda exibe a competição pelo Premiere e pelo SporTV, na TV fechada. A "mudança de patamar" da Série B acontece em meio às recentes
renegociações de contratos de direitos de imagem e do trabalho dos clubes em manterem anunciantes mesmo com o rebaixamento.
Agora, a empresa que for estampar sua marca na camisa dos cariocas terá ao menos a noção de que a marca aparecerá na emissora dos "Plim Plims". A ideia é que, além do Alvinegro e Cruz-Maltino, os demais adversários na Série B também podem ter mais lucros ao trem mais visibilidade. A audiência pode seguir em alta, já que regiões como Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, entre o outras, já recebem partidas de equipes do Rio.