TV portuguesa que colocou Botafogo na Superliga é pioneira na Europa e viralizou em polêmica brasileira
Conheça o revolucionário Canal 11, a primeira emissora inteiramente operada por uma federação da Uefa. Em 2020, lance em Flamengo x Internacional virou debate mundial
- Matéria
- Mais Notícias
Os brasileiros não perdoaram uma TV portuguesa, na última terça-feira, que acabou, equivocadamente, adicionando o Botafogo como um dos principais clubes da Superliga Europeia. A confusão chamou a atenção dos torcedores pela a aleatoriedade. No entanto, a emissora Canal 11, de Portugal, já virou assunto no país em 2020 e é um projeto pioneiro na Europa.
+ Semis definidas! Veja quando PSG, Real, Chelsea e City duelam na Champions
Relacionadas
O Canal 11 é uma emissora televisiva exclusiva de produção da Federação Portuguesa de Futebol, ou seja, é o primeiro canal televisivo operado por uma federação-membro da Uefa. Criada em agosto de 2019, a precoce produção da FPF mantém programação constante todos os dias da semana, por 24h. A iniciativa é nova na Europa e conta com um projeto maior da entidade europeia de dar mais autonomia às federações (recebendo verba na organização).
100% FUTEBOL, 24 HORAS POR DIA
Além da gafe e dos conteúdos inteiramente esportivos, a TV também exibe partidas nacionais e internacionais com colaboradores. Logo no primeiro ano, o canal tornou-se referência na criação conteúdos da FPF, que também inclui a Portugal Football School – uma iniciativa de ensino superior focada totalmente no futebol.
- O Canal 11 tem sido uma ferramenta fundamental para nós. O canal também tem sido uma plataforma para respondermos e criarmos consciencialização sobre assuntos sócio-económicos causados pela Covid-19, não só na família do futebol nacional como também na sociedade portuguesa - disse Pedro Dias, director da FPF, em agosto de 2020, ao portal da Uefa.
Em seus primeiros 12 meses, a plataforma desenvolvedora da programação contava com cerca de 50 profissionais e mais de 600 transmissões de jogos (entre divisões de base, principal e ligas profissionais), com conteúdo e entrevistas exclusivas com jogadores portugueses famosos, como Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, João Félix e muitos outros.
FOI PARA VERMELHO? TV OPINOU SOBRE LANCE DUVIDOSO
No Twitter, o perfil do canal já alcançou mais de 40 mil seguidores. Foi exatamente pelas redes sociais que ela acabou viralizando no Brasil. Na reta final do Brasileirão de 2020, o confronto decisivo entre Flamengo e Internacional, pela 37ª rodada, ficou marcado por uma expulsão. O lateral colorado Rodinei levou o cartão vermelho após entrada em Filipe Luís.
A discussão sobre a pena para a infração no atleta rubro-negro na partida dominou as redes sociais. Enquanto uns afirmavam que a entrada foi dura e possível de punição, outros relativizaram o cartão e a falta. O canal 11, e seu grupo especialista em arbitragem, estava transmitindo ao vivo o jogo para os portugueses e defenderam o vermelho,
Na época, por ser um canal oficial da Federação de Portugal, muitos torcedores usaram a opinião dos estrangeiros como referência. A partida acabou em 2 a 1 para o Flamengo, que sagrou-se campeão na última temporada. O
FIM DA SUPERLIGA? ENTENDA A INICIATIVA
Entenda mais sobre o processo de criação da competição. Até o momento, os participantes da nova Liga são Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham, pelo Big Six inglês. Na Espanha, Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid fazem parte da cúpula. Pela Itália, Inter de Milão, Juventus e Milan concluem o grupo. Outros três clubes são aguardados para dar início ao torneio.
O molde do torneio giraria em torno de 20 clubes, dentre os quais 15 são os fundadores. As partidas ocorreriam nos meios de semana e as equipes seguiriam participando de seus campeonatos nacionais, conforme o calendário tradicional. Em um modelo parecido com o da NBA, os grupos seriam divididos em dois, cada um com 10 integrantes, dentre os quais três avançariam diretamente às quartas de final.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias