Alessandro Luliano é um árbitro italiano, de 23 anos, que é conhecido nas redes sociais. Com o apelido de "Arbitrino", ele tem mais de 200 mil seguidores mas determinada fama coloca em risco a carreira na arbitragem profissional.
O jovem árbitro foi suspenso pela Associação de Italiana de Árbitro (AIA) por ter publicado um vídeo comentando regras de um lance do Campeonato Nacional no Tik Tok. Como pena, Luliano ficará 18 meses fora de partidas oficiais do país.
+ Marcelo sai em defesa de Cristiano Ronaldo: 'Pode jogar em qualquer equipe'
O regulamento da instituição responsável pela arbitragem na Itália proíbe que os árbitros comentem decisões de arbitragem sem autorização, e também não podem dar detalhes técnicos sobre a AIA. E foi justamente esta penalidade que o jovem, de 23 anos, cometeu ao realizar a postagem na rede social.
Luliano comentou decisões de colegas de profissão no vídeo além de detalhar o dia a dia de um árbitro na liga da Itália. Ele apita jogos de categorias inferiores, pois teve sua promoção à elite interrompida pela pandemia.
- Resolvi contar o que está acontecendo comigo, porque é certo que todo mundo saiba como está estruturado o mundo dos árbitros. Hoje as redes sociais são fundamentais, a AIA poderia explorá-los para conversar com os torcedores. Ainda existe uma barreira entre os torcedores e os árbitros, que com a internet pode finalmente ser derrubada - disse o árbitro em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
+ Barcelona se interessa em contratar japonês revelado no Real Madrid
Apesar da punição, Luliano declarou na entrevista que não pretende parar de postar os vídeos nas redes sociais para seu público.
- Sei que sou visto como um problema. Mas tenho a certeza que, amanhã, posso me revelar um recurso precioso - concluiu.