Armador da Alemanha, Obst comenta polêmica com a NBA: ‘Somos os campeões mundiais’

Jogador do Bayern de Munique alfineta norte-americanos: 'Campeões de uma liga doméstica'

Escrito por

O ala-armador Andreas Obst, que recentemente conquistou a Copa do Mundo de Basquete com a seleção da Alemanha, também expressou sua opinião sobre a polêmica envolvendo o título de "campeão mundial" usado por equipes e atletas da NBA, iniciada pelo velocista Noah Lyles. Durante entrevista concedida ao site "Eurohoops", o jogador do Bayern de Munique destacou a importância da conquista alemã e deixou claro que as opiniões dos atletas da liga americana não afetam em nada.

— Eles dizem que são campeões mundiais porque os melhores jogadores atuam lá, mas continuam sendo campeões de uma liga doméstica, enquanto nós ganhamos um Mundial. Sempre tiveram essa atitude na NBA, de que são os melhores, e dá para caracterizá-los de muitas formas. É engraçado que ainda se fale disso. Eles podem se chamar do que quiserem, mas no fim, não muda. Nós somos os campeões mundiais — disse Obst.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

Ao mesmo tempo, a Alemanha eliminou os Estados Unidos na semifinal da competição, com vitória por 113 a 111. Obst, inclusive, foi um dos destaques da partida com 24 pontos. Na decisão, os alemães venceram a Sérvia para conquistar o título. Por outro lado, os norte-americanos terminaram o Mundial na quarta posição.

A polêmica começou no fim de agosto, quando Noah Lyles, campeão mundial dos 100m rasos, fez críticas aos atletas e equipes da NBA por usarem o título de "campeões mundiais".

— Tenho que ver as finais da NBA e vê-los se chamando de "Campeões do Mundo". Campeões mundiais do quê? Dos Estados Unidos? Não me leve a mal, eu amo os EUA, às vezes, mas não somos o mundo. Aqui (no Mundial de Atletismo) sim somos o mundo. Aqui todos os países estão representados, lutando para ganhar. Na NBA não existem bandeiras. Devemos fazer mais. Devemos representar o mundo — disse o velocista.

+ O Lance! de volta às bancas! Seja uma das 100 pessoas a ganhar a revista pôster do campeão da Copa do Brasil

A declaração foi ironizada por vários jogadores da NBA e dividiu parte dos atletas em entrevistas seguintes. Giannis Antetokounmpo, dos Milwaukee Bucks, mostrou apoio a Noah Lyles, enquanto Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, defendeu o uso do termo "campeões mundiais".

Siga o Lance! no Google News