Arnaldo Ribeiro fala em interferência nos jogos e detona quadro da Globo: ‘Um desserviço ao futebol’
Jornalista se mostrou favorável ao fim da Central do Apito
Após a decisão da TV Globo em acabar com a Central do Apito, o jornalista Arnaldo Ribeiro opinou sobre a situação. Durante o programa "Fim de Papo", nesta quarta-feira, no UOL, o comentarista disse que não comemora a demissão de ninguém, contudo, afirmou que o quadro fazia mal ao futebol brasileiro.
- A Central do Apito é um desserviço ao futebol e ela viciou a forma do brasileiro assistir futebol, para o lado ruim. Transformou o árbitro no protagonista de um jogo de futebol, e ele nunca foi, não pode ser, não tem que ser, não existe isso - disse o comentarista.
O jornalista acrescentou que o quadro também interferia na atuação do VAR durante as partidas.
- Pior que isso, ela tinha interferência nas decisões dos árbitros e dos auxiliares dentro de campo, inclusive do VAR. Muitas das decisões eram fixadas depois do comentário do árbitro que analisava o lance após 50 replays na Central do Apito. Então ela contaminou a forma do brasileiro ver futebol, é um desmame que vai levar algum tempo - completa.
+ Globo encerra o quadro 'Central do Apito' e demite casal de especialistas em arbitragem
NOVO CICLO
A Globo optou por encerrar o quadro esportivo "Central do Apito" na programação esportiva da emissora. A atração estreou em 2018 e apresentava o intuito de oferecer para os telespectadores uma análise de especialistas em arbitragem sobre lances polêmicos da rodada. Além disso, o canal também decidiu retirar a presença de ex-árbitros das transmissões de partidas de futebol.
Em resposta ao L!, a Globo informou que com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Com isso, a emissora optou por encerrar a Central do Apito durante as transmissões de futebol. Contudo, as análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos.