O professor Sérgio Nogueira. conhecido nacionalmente após participação no quadro 'Soletrando', do extinto 'Caldeirão do Huck', da Globo, comentou sobre as 'inúmeras possibilidades' do H na língua portuguesa, tendo como principal tema a diferença na grafia do nome dos dois finalistas da Copa do Brasil: Atlético-MG e Athletico-PR.
O professor de língua portuguesa foi convidado pela 'Brahma', patrocinadora dos dois clubes e da competição, para falar sobre o tema. A marca, assim como o Furacão, tem um 'H' mudo em sua grafia. Sérgio explicou que a consoante 'não tem valor fonético'.
- Essa é a única letra do alfabeto que não tem valor fonético, ou seja, sem som. Mesmo assim, está presente em muitas palavras que usamos no nosso dia a dia como é o caso de Athletico e também de Brahma. Fato é que a língua portuguesa é muito rica e repleta de possibilidades - disse o professor.
Como forma de interagir com os internautas amantes de futebol, a marca mudará a grafia de seu nome para homenagear o campeão da Copa do Brasil e convidou os torcedores dos dois times a fazer o mesmo.
- A Brahma, que sempre esteve ao lado da torcida e é patrocinadora oficial dos dois clubes e da Copa do Brasil, quis fazer essa homenagem ao campeão promovendo uma ação divertida que mostra toda a complexidade da língua portuguesa. Se der Paraná, vamos dobrar o H de Brahma e, se der o time mineiro, vamos retirar a letra H - ressalta a gerente de marketing regional da Brahma, Nathália Coutinho.
O Athletico-PR reintroduziu o 'H' no nome em 2018 - o clube era chamado assim em sua fundação, em 1924 . O Furacão fez a mudança durante um processo de revolução de sua marca, que incluiu também um novo escudo e um novo uniforme.