CLUBES

Galeria de Fotos

Flávio Prado e Rodrigo Viga discutem ao vivo: relembre outras tretas no jornalismo esportivo

Em alguns momentos, os programas esportivos são palcos de tretas e debates que agitam as redes sociais. Durante o programa “Canelada”, da “Jovem Pan”, o comentarista Flávio Prado e o repórter Rodrigo Viga se desentenderam após um debate sobre Gabigol. Relembre a seguir algumas brigas no jornalismo esportivo.
1 - 36
Flávio Prado (comentarista) e Rodrigo Viga (repórter) se desentenderam durante o programa “Canelada”, da “Jovem Pan”.  A discussão começou quando Rodrigo disse que Gabigol não poderia responder a torcida após deixar o campo vaiado. Flávio defendeu o atacante e afirmou que o mesmo pode rebater os torcedores caso seja xingado. O repórter, então, afirmou que o comentarista estava "advogando" para o centroavante.  Os ânimos se exaltaram e Prado chamou o colega de profissão de "torcedor com microfone".
2 - 36
Convidados para o programa "Apito Final", da "Band", apresentado pelo Craque Neto, Cléber Machado e Vanderlei Luxemburgo discutiram ao vivo sobre a relação do treinador com os jornalistas. O debate começou quando o técnico do Corinthians falou sobre o incômodo que tem com perguntas de comentaristas direcionadas ao treinador e não ao jogo.
3 - 36
Durante debate sobre a possível chegada de Dorival Júnior ao São Paulo, o ex-jogador Zé Elias não gostou de uma declaração do jornalista Rodrigo Bueno, que aumentou o tom de voz e chegou a colocar o dedo em riste: "Abaixa a bola, abaixa a mão, abaixo o dedo que você não é meu pai". A discussão acalorada forçou o apresentador William Tavares a chamar o intervalo.
4 - 36
Na data em que o "Donos da Bola" completou 11 anos, Denilson não bateu palmas para parabenizar o programa apresentado por Neto. Nas redes sociais, o ex-jogador do Corinthians mandou uma indireta ao comentarista do Jogo Aberto: "Muitas vezes, determinados aplausos não são bem-vindos. Você ser aplaudido por quem não é correto, não é legal. Quem não aplaudiu, eu caguei".
5 - 36
Neto e Denílson têm desavença antiga. O ex-jogador do Corinthians já afirmou que os dois não se dão bem desde a saída de Denilson do "Donos da Bola" para integrar o "Jogo Aberto", em 2012. O apresentador não teria gostado da troca feita pelo comentarista.
6 - 36
Uma polêmica entre Milly Lacombe e Pedrinho tomou as redes sociais em janeiro deste ano. Em texto publicado no Uol, a jornalista analisou os melhores comentaristas eleitos por atletas e citou o ex-jogador como o 'macho-alfa' e falou sobre 'masculinidade tóxica no futebol'. No Instagram, o ex-meia publicou um longo vídeo respondendo a colunista: "Você, Milly, que prega muitas coisas, mas faz tudo diferente. Você, que luta contra o preconceito, e foi completamente preconceituosa comigo".
7 - 36
Em novembro do ano passado, os jornalistas Benjamin Back e Mauro Cezar Pereira tiveram um atrito nas redes sociais. A história começou quando Benja discutiu com alguns torcedores do Flamengo nas redes sociais. Em uma das respostas, o apresentador insinuou que o Rubro-Negro já teria sido rebaixado no Brasileirão. Mauro Cezar rebateu Benja e disse que o apresentador estaria propagando "fake news" ao falar sobre o rebaixamento da Portuguesa, em 2013. Por fim, Benja respondeu: "Um cidadão chamado Mauro Cezar Pereira, a qual adquiri um asco sem tamanho por ele, quis me jogar contra a torcida do Flamengo, e como ele é flamenguista conseguiu".
8 - 36
Em outubro de 2022, no programa "Bem, Amigos", Galvão Bueno criticou o Corinthians por não enfrentar o Goiás, em jogo do Brasileirão, por conta de não ter sua torcida no estádio. A decisão do STJD em adiar o duelo também foi duramente reprovada por Galvão, que chamou o episódio de "absurdo" e destacou que o Flamengo poderia sair prejudicado na decisão da Copa do Brasil, já que entraria na final mais desgastado que o adversário. Minutos depois, o apresentador Craque Neto usou as redes sociais para criticar Galvão: "Quando sua emissora muda horário data de jogo você não fala nada. Não f***".
9 - 36
Também em outubro de 2022, o jornalista Fabiano Baldasso, conhecido por ser torcedor do Internacional e cobrir o clube de maneira independente, detonou aquilo que chamou de "fenômeno PVC" no jornalismo esportivo, assim criticando o jornalista Paulo Vinicius Coelho, do Grupo Globo. O episódio ocorreu em entrevista ao canal de Rica Perrone. Para ele, a abordagem estatística nas análises tem tirado o interesse das pessoas pelo futebol: "O fenômeno PVC criou uma geração de imbecis que está f*** com o jornalismo esportivo brasileiro".
10 - 36
Em setembro de 2022, o apresentador Neto, da Band, se envolveu em mais uma briga. Durante o programa 'Os Donos da Bola', o ex-jogador insinuou que Benja é obcecado por ele, fazendo um desafio: "Um dia, depois, a gente podia fazer uma luta, o dia que você quiser. Eu e você só. Onde você quiser, aí no SBT ou aqui na Band, só fazer um octódromo (sic). Ontem, eu ganhei três processos. Mas não vou falar de quem eu ganhei, não vou usar isso para me promover, igual o Benjamin Back faz comigo.".
11 - 36
Também no mês de setembro de 2022, o jornalista Mauro Cezar Pereira esteve envolvido em uma nova troca de farpas nas redes sociais. O comentarista da Jovem Pan criticou a ex-árbitra Renata Ruel, que analisava um lance da partida entre Flamengo e Ceará. A comentarista de arbitragem escreveu no Twitter que nunca tinha visto um árbitro bloquear a ação de um atleta. O jornalista, então, comentou o tweet cutucando: 'Pelo jeito a comentarista de arbitragem Renata Ruel não sabe que a jogada estava parada? Ela estava dando pitacos na Premier League na hora, pelo jeito formou opinião por esse videozinho. Aprovada no vestibular Central do Apito.'
12 - 36
Em sua conta no Instagram, Renata rebateu Mauro Cezar: 'Minha vida sempre foi - é e será - pautada em produzir conteúdo com base na ética, profissionalismo e respeito ao próximo. Cada um escolhe sua estrada e suas afinidades. Quem não tem luz fica cego com os raios que o sol emite'.
13 - 36
Em agosto de 2022, depois de Alê Oliveira realizar o “decreto de sexta”, discurso tradicional e humorístico do comentarista, a jornalista Mariana Spinelli, da ESPN, ironizou: “2022, gente”. Após a opinião emitida, Alê retrucou: “2022, e ainda tem gente querendo lacrar ao invés de se preocupar com o seu”. A troca de farpas ainda persistiu um pouco e terminou com o comentarista esbanjando seu currículo ao citar que já foi treinador de meninas por 23 anos e uma resposta irônica de Mariana: “Quando precisar de dica de futebol feminino é em você mesmo que eu vou”, finalizou ela.
14 - 36
O clima esquentou entre Mauro Cezar Pereira e o jornalista italiano Fabrizio Romano, em julho de 2022. Mauro desmentiu a informação de Fabrizio sobre o meia Oscar estar negociando com o Flamengo. Porém, o próprio clube confirmou o interesse, e Fabrizio cutucou o brasileiro. Porém, a contratação acabou não acontecendo, como o italiano chegou a cravar, e Mauro Cezar voltou a criticá-lo: 'Como se diz “peço desculpas aos torcedores do Flamengo, me equivoquei” com sotaque italiano?', disse o brasileiro.
15 - 36
No mês de junho de 2022, durante amistoso entre Coreia do Sul e Brasil, Mauro Cezar Pereira fez comentário em seu Twitter afirmando que quem se surpreende com o futebol de Raphinha, do Leeds, são as pessoas que não assistem ao futebol inglês. Ele deixou sua opinião após comentário de Pedrinho, na transmissão do SporTV, que elogiou a comissão técnica de Tite pelo "trabalho de observação" de talentos. O ex-jogador rebateu o comentarista em seu Instagram, prometeu resposta e o chamou de "comentarista de comentário", mas depois apagou a postagem.
16 - 36
Durante um debate sobre Jorge Jesus, em maio de 2022, Thiago Asmar e Mauro Cezar se desentenderam ao vivo no programa “Bate Pronto”, da Jovem Pan. Thiago, do canal Pilhado, levantou a discussão sobre a conversa do ex-treinador do Flamengo no programa “Bem Amigos”, e queria saber se algum jornalista gostaria de se retratar. Mauro disse que não viu o conteúdo por se tratar de uma entrevista “vencida” e o clima esquentou entre os dois.
17 - 36
O clima esquentou durante o programa “Os Cancelados”, no YouTube, em março de 2022. O jornalista Rica Perrone e o influencer e apresentador Guilherme Pallesi, o Guipa, se desentenderam ao vivo. Enquanto Alê Oliveira e Rica Perrone defendiam o técnico Abel Braga, Guipa disse que o treinador não era pra estar trabalhando naquele ano. O influencer ironizou ao insinuar que a defesa de Alê e Rica seria por amizade. Depois disso, Rica soltou o verbo: "Amigo é o caral... e sua opinião é uma m... Você é um babaca.", xingou Rica Perrone.
18 - 36
Paulo Vinícius Coelho se incomodou, no Seleção SporTV", em maio de 2021, após Walter Casagrande recordar uma polêmica com Edmundo, no Fox Sports, na qual o ex-jogador discutiu com PVC. O atrito entre PVC e Casão aconteceu em uma análise sobre as recentes derrotas do Palmeiras em finais. "PVC, só vou falar uma coisa. Vou repetir o Edmundo: Você tem razão, PVC", falou Casagrande. "Você está sendo grosseiro, Casão", rebateu PVC.
19 - 36
Milton Leite e Milton Neves tiveram atrito também em maio de 2021. A discussão começou quando um seguidor do narrador confundiu Milton Leite com o colega de imprensa. O torcedor havia marcado equivocadamente o global em uma postagem relacionada ao presidente da República Jair Bolsonaro - apoiado por Milton Neves. Nos comentários, a voz do SporTV fez alusão de que é pior ser comparado com Neves do que concordar com Bolsonaro. Milton Neves, então, rebateu Milton Leite: "Covardão, ingrato".
20 - 36
Ex-Globo, Renato Maurício Prado deixou uma "cornetada" no ar que deu o que falar, quando o Flamengo precisou enfrentar o Palmeiras após ter um surto de Covid, em 2020: "Aquele comentarista que procura sempre um meio de depreciar o Flamengo, agora diz que o Palmeiras foi muito prejudicado pela confusão que antecedeu a partida". Nas respostas, Raphael Rezende foi marcado por um torcedor do Flamengo. O jornalista do SporTV respondeu e ainda chamou Renato Maurício Prado de "gagá".
21 - 36
No segundo capítulo do choque entre os jornalistas, em julho de 2021, Renato usou seu Twitter para cutucar Raphael por escolher o atacante Pedro em vez de Gabigol para o ataque do Flamengo. Na ocasião, RMP detonou Rezende: “Sempre foi fraco. Enganou no início e nunca se recuperou do ano do Flamengo em 2019, quando fez tudo para desmerecer o Rubro-Negro. Essa aí é apenas mais uma de suas patetices”, escreveu.
22 - 36
Em 2012, Galvão Bueno e Renato Mauricio Prado brigaram ao vivo durante a cobertura da Olimpíada de Londres. O assunto que gerou a discussão foi a medalha de prata do vôlei masculino em Los Angeles, em 1984.
23 - 36
Renato Mauricio Prado também discutiu com Fábio Sormani, ao vivo, no programa “A última palavra”, da Fox Sports. o ano era 2015 e o assunto em questão era a gestão do Flamengo, que, à época, era comandada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello.
24 - 36
Durante a pandemia de Covid-19, em setembro de 2020, o apresentador Benjamin Back e o comentarista Facincani discutiram e elevaram o tom durante um debate ao vivo sobre o Grêmio, após uma falha de conexão. O apresentador chamou o colega de “mala” e “chato”, enquanto o comentarista discordava sobre os problemas de internet, esbravejando em seu canto da tela.
25 - 36
O apresentador Fred Ring pediu demissão do Grupo Globo em agosto de 2020, após ter postado uma imagem em sua rede social indicando “apito amigo” ao Corinthians. Ele foi rebatido por colegas, entre eles a comentarista Ana Thaís Mattos. Depois de sua saída, ele falou ao programa “Pânico”, da Jovem Pan, que havia uma perseguição pessoal de “uma comentarista mulher, loira, que lacra para caramba” e “está colecionando inimigos”, ao que internautas concluíram ser a profissional.
26 - 36
No programa “Os Donos da Bola”, da Band, o jornalista Fernando Fernandes e o ex-jogador Edilson Capetinha discutiram ao vivo por conta das expulsões do Gre-Nal na Libertadores de 2020. O Capetinha chegou a dizer que o profissional nunca jogou bola e não sabe o que acontece dentro de campo, ao que foi rebatido com “tenho mais tempo de beirada de campo do que você de jogador”.
27 - 36
Em 2019, Mauro Cezar e Gian Oddi discutiram ao vivo durante o programa “Linha de Passe”, da ESPN, quando falaram sobre favorecimento do Palmeiras em lances de arbitragem. Gian chegou a usar a frase “você é machão”.
28 - 36
Em 1997, Roberto Avallone, então no Mesa Redonda, disse que Milton Neves havia se vendido ao Corinthians após ser contratado como Mestre de Cerimônias pelo alvinegro em seu aniversário. Ele foi ao programa para se defender e quase chegaram a agressões físicas. Entre outras frases marcantes, Neves soltou ‘perdoai esta anta que não para de falar’ e ‘existe um homossexual nesta mesa’.
29 - 36
Mauro Cezar processou o jornalista Rica Perrone por ofensas em rede social. Em dezembro de 2018, época do desentendimento, eles fizeram um acordo judicial, no qual o blogueiro deveria pedir desculpas dentro do prazo de 48 horas, além de não ter direito de apagar a publicação por 30 dias. Caso contrário, Rica teria que pagar uma multa de R$ 1 mil - ele ainda teve que pagar R$ 1,5 mil por honorários dos advogados do comentarista.
30 - 36
Em 2017, Edmundo protagonizou um “chilique” ao vivo ao lado dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Gustavo Villani, na Fox Sports, ao dizer “Vocês estão sempre contra, a última palavra tem sempre que ser do PVC. A última palavra tem que ser sempre a sua, porque você sempre questiona minha opinião. Jornalistas sempre têm razão, estou aqui de entrujão”.
31 - 36
Caio Ribeiro e Walter Casagrande, ambos comentaristas do Grupo Globo, discutiram ao vivo durante o programa “Bem, Amigos!” em maio de 2020. Caio havia dito que Raí, diretor de futebol do São Paulo, deveria apenas falar de esporte e não de política. Casão discordou e deu-se início à discussão.
32 - 36
Em junho de 2019, Benjamin Back e Fabio Gomes discutiram ao vivo durante o programa “Fox Sports Rádio”. O debate teve início por conta das polêmicas envolvendo o jogador Neymar, que foi acusado de estupro.
33 - 36
Durante um “Linha de Passe”, da ESPN, em 2005, Paulo Soares, o “Amigão”, abandonou o programa após José Trajano dizer que não aguentava mais falar sobre Palmeiras. O apresentar levantou-se e saiu, e Trajano precisou pedir a entrada do intervalo.
34 - 36
Os comentaristas Felippe Facincani e Fábio Sormani discutiram ao vivo no programa “Fox Sports Rádio”, em 2018, quando iniciou-se uma comparação entre as seleções do Brasil e da Itália na Copa de 82. Benjamin Back, o apresentador, precisou interferir e até chegou a pedir que eles deixassem o estúdio.
35 - 36
Um clima de tensão ficou no ar no programa “Bem, Amigos”, do SporTV, em novembro de 2020. Galvão e Casagrande se envolveram em uma "brincadeira" que não foi entendida pelos parceiros. Quando Cleber Machado disse que o convidado Fernando Diniz estava aberto a perguntas, Casão pediu a palavra e Galvão disparou: "Eu já cedi a palavra para o Júnior, uma hora dessas eu converso com o Fernando Diniz, mas não tem problema não". Depois eles minimizaram o episódio.
36 - 36

Publicado por Lance!