O Prêmio ESPN Bola de Prata será realizada no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 12 horas, com transmissão da ESPN Brasil e Star+. A mais tradicional premiação do futebol nacional chega a sua 52ª edição e terá como palco o Memorial da América Latina, onde serão premiados os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro masculino e feminino de 2021.
O evento terá apresentação de Bruno Vicari e Mariana Spinelli, que comandam a primeira edição do SportsCenter diariamente. A cerimônia também contará com outros talentos da ESPN: Alex Tseng, Natasha David, Edu de Meneses, Luciana Mariano e Celso Unzelte, e participações dos influenciadores Jukanalha e Naty Potira como co-hosts.
Além disso, a premiação terá a presença dos atores Raphael Logam, Yuri Marçal e Klara Castanho e dos ex-jogadores da Seleção Brasileira: Djalminha, Formiga, Pretinha e Maravilha. Como atrações musicais, os destaques são Salgadinho e a dupla Henrique e Diego.
De forma inédita e seguindo o modelo criado para formar a seleção masculina, o ESPN Bola de Prata Sportingbet premiará a seleção do Campeonato Brasileiro Feminino de 2021. A edição deste ano também contará com mais uma categoria nova de premiação, que homenageará o atleta mais engajado no combate ao racismo do futebol nacional.
Ao todo serão mais de 25 prêmios, incluindo o Melhor Técnico, Revelação, Gol Mais Bonito e Artilheiro, além da Bola de Ouro masculina e feminina, troféu dado ao melhor(a) jogador(a) do campeonato, de acordo com a avaliação feita pelos jornalistas da ESPN e também por critérios técnicos do DataESPN, equipe de análises estatísticas da emissora.
Criado em 1970 pela Revista Placar e produzido exclusivamente pela ESPN desde 2016, o Bola de Prata contará com os naming rights da Sportingbet pelo sexto ano consecutivo. O Bola de Prata já coroou temporadas espetaculares de lendas que marcaram época no cenário nacional e internacional da modalidade com a Bola de Ouro. Dentre os ganhadores deste troféu estão: Zico, Dirceu Lopes, Toninho Cerezo, Falcão, Rogério Ceni, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Neymar.