Bruno Maia, ex-VP de Marketing do Vasco, lança o livro ‘Inovação é o Novo Marketing’

A obra traz análises e modelos de negócios baseados em tecnologia para o futebol no pós-pandemia de COVID-19

Escrito por

Com uma abordagem inédita no mercado brasileiro, o ex-vice-presidente de marketing do Vasco da Gama, Bruno Maia, lança neste mês de julho o livro 'Inovação é o Novo Marketing', sobre negócios e gestão. É todo baseado em análises de cases que já estão implementados em diversos países, dentro da indústria do esporte, além de outras frentes em franco desenvolvimento.

A obra foi escrita entre abril e junho de 2020, durante a quarentena. Um dos assuntos que já vinham sido trabalhados pelo escritor em artigos publicados por ele - e que tomou novas proporções com os fatos recentes - é o modelo de distribuição das transmissões esportivas, bastante comentado atualmente no imbróglio envolvendo Globo e Flamengo.

A era do streaming, gestão de dados dos torcedores, modelo de fan-centricity aplicado ao esporte e a relação entre fãs e clubes são alguns dos assuntos. Além disso, Maia dá um panorama do cenário de inovação envolvendo os esportes, apresentando sportstechs das mais diversas entregas, além de apontar caminhos possíveis para que os clubes desenvolvam estruturas de inovação tecnológica. Big Data, realidade virtual, internet das coisas e inteligência artificial são alguns dos temas sobre os quais o livro se debruça.

- É o fruto de um trabalho de dois anos de estudos, muitas viagens e conexões, que começou ainda quando eu estava no Vasco da Gama, mas que foi substancialmente acelerado após a minha saída. O que estamos vendo com o streaming é a primeira de muitas confusões em que o esporte brasileiro pode se meter, se não entender desde já o que são os negócios baseados em dados e transações digitais. O momento do lançamento da obra está se mostrando muito mais urgente para esta discussão do que eu podia supor quando comecei a escrevê-la - disse ele.

Uma das apresentações do livro, que conta com mais de 200 páginas, é escrita por Juan Iraola, Head de Digital Transformation no Real Sociedad-ESP. Ele foi um dos responsáveis por liderar a parte de inovação da recente reforma que tornou o Anoeta Stadium, um dos estádios mais modernos da Europa. Iraola também foi parceiro de Maia, em 2019, na criação de um hub internacional de inovação, chamado “Sports Innovatiion Alliance”, que já une clubes e entidades de 20 países, em 4 continentes. O autor defende que a Inovação é uma nova fronteira de receitas para o esporte e daí surge o título.

 - No futebol as receitas dos clubes vêm basicamente de três áreas: do próprio futebol, do marketing e dos direitos de transmissão - que via de regra não têm nem uma área especializada para cuidar disso. A Inovação é a nova fronteira. Inovação deve ser um centro de receitas e custos, transversal na estrutura dos clubes, abastecendo marketing, jurídico, departamento médico, técnico, formação de talentos, gestão de estádios e arenas, entre muitas outras áreas. É um caminho de dinheiro novo, grande e praticamente inexplorado no futebol e no esporte brasileiro. O título “Inovação é o novo marketing” não condena o marketing, pelo contrário, nasce dele para transcendê-lo e criar uma vida própria e paralela a esta área tão importante nesta indústria - disse.

Capa do livro do ex-VP do Vasco (Foto: Divulgação)

Os problemas gerados pela pandemia também influenciam o olhar do livro. Maia acredita que a chegada das receitas vindas da tecnologia já eram uma certeza para a próxima década mas que deverão ser aceleradas em função do cenário vivido em 2020. Ele aponta a retração dos investimentos em direitos de transmissão, a queda das receitas de tv aberta e paga, como uma das principais influências para a nova dinâmica do mercado.

 -Foi um livro escrito durante a quarentena, mas observava os principais desafios que se anunciavam para o esporte para a próxima década. O esporte vai mudar em 10 anos o que não mudou em 120 por influência da tecnologia. É lógico que este “ano perdido” afetará a velocidade com que as mudanças virão, mas o rumo das transformações digitais que os clubes precisam passar não vai ser alterado. Ele é urgente. Tive que botar um data para terminar, porque as inovações sempre vêm. A MP 984, por exemplo, foi um assunto que me fez reabrir o livro, para garantir que já estivesse contemplado. Consegui levar até o dia 30 de junho, mas sabendo que a discussão ainda vai longe - explicou.

Bruno Maia esteve no comando do departamento de marketing do Vasco entre os anos de 2018 e 2019. Atualmente, atua como Consultor de Transformação Digital e Marketing Esportivo, além de liderar a agência de conteúdo 14 (www.14.ag), fundada por ele há doze anos. Além disso, apresenta o podcast Daqui Pra Frente, focado nos mesmos temas do livro.

Para promover a divulgação, o executivo realizou uma série de lives na última semana com profissionais da área, presidentes de clubes e especialistas do tema, com o objetivo de mostrar um pouco mais do livro e o funcionamento daquilo que ele escreve de uma maneira prática e objetiva. Entre os convidados, estiveram presentes Guilherme Bellintani (Pres. Bahia E.C), Vinicius Gholmie (CEO iSportistics), Sergio Lopes (CEO LiveMode), Daniel Orlean (Ex- VP Flamengo), Vinicius Grein (Dir. Inovação Athlético-PR), André Barros (Fundador Desimpedidos, CEO NWB e Foras de Série) e Sérgio Rodrigues e Rodrigo Moreira (Presidente e Superintendente de Inovação do Cruzeiro E.C) - todas elas estão disponíveis no canal https://www.youtube.com/brunomaia14. Outras lives acontecerão nos próximos dias.

SERVIÇO:
Bruno Maia - www.brunomaia.cc
Lançamento online do livro 'Inovação é o Novo Marketing'
Canal do Bruno Maia no YouTube youtube.com/brunomaia14
O livro já está disponível em https://livro.brunomaia.cc/inovacao-e-o-novo-marketing

Siga o Lance! no Google News