Conteúdos variados, acompanhando tendências atuais e conectando torcedor, clube e competição. Assim é o trabalho do Campeonato Carioca de Futebol nas plataformas digitais, e rapidamente os resultados positivos apareceram. Em pouco mais de um mês de gestão, os números são comemorados e não param de crescer.
+ Confira a tabela do Cariocão e simule os resultados das semifinais
O sucesso é fruto da parceria entre a ferj, e a agência Sportsview, que posiciona o Cariocão como a competição estadual de maior alcance digital no país. O canal oficial do Cariocão no YouTube, lançado no início de março, já tem mais de 110 mil inscritos e mais de 80 horas de conteúdos no ar, englobando material pré e pós em todas as partidas com entrevistas e informações diretamente do estádio, além de estatísticas e mapa de calor dos confrontos.
Os torcedores têm acesso aos melhores momentos dos jogos e conteúdos informativos e bem-humorados, como entrevistas com personalidades, atletas que atualmente disputam a competição e ex-atletas que marcaram história nos clubes. Zico, Túlio Maravilha, Jardel, Roger Machado, Sávio, Jefferson, Fernando Prass e Mauricio foram alguns dos entrevistados.
Outra importante novidade do Cariocão 21 é a transmissão de jogos por meio da página oficial da competição no Facebook. Com isso, audiências na casa dos milhões foram registradas, elevando o número de fãs do perfil para 300 mil.
- Os resultados dos conteúdos para o Cariocão estão espetaculares, e estamos muito felizes com isso. Temos pouco mais de um mês no ar, estamos chegando neste momento à fase decisiva da competição, e por isso acreditamos que seguiremos crescendo muito nas próximas semanas. Os números são fruto de uma equipe extremamente qualificada e comprometida na entrega do melhor conteúdo ao torcedor - comemora Fernando Ferreira, executivo da Sportsview.
Ação com o TikTok triplica número de seguidores
No último domingo, dia 25, o Cariocão fez história ao transmitir a partida entre Fluminense e Madureira no TikTok, a primeira de competição estadual na plataforma. A parceria alavancou o número de seguidores do perfil oficial do campeonato no TikTok, saindo de 27 mil para mais de 90 mil, e conectou a competição com a base de usuários do aplicativo.
O perfil do Cariocão no Instagram faz um mix de temas abordados com seus mais de 60 mil seguidores. Conteúdos informativos, estatísticos, históricos e de cunho social, especialmente na conscientização dos cuidados contra o novo coronavírus, embalam os posts e garantem ótimo engajamento com os torcedores. Todos com um tom bem-humorado, típico da internet.
Os conteúdos aproveitam o timing que o próprio meio digital oferece como oportunidades pontuais de assuntos do momento. Plataforma em que o Cariocão também apresenta crescimento vertiginoso, atualmente com 30 mil seguidores, o perfil oficial no Twitter segue a mesma estratégia.
O Kwai também é uma rede social em que o Cariocão se faz presente e com grande sucesso. São impressionantes 820 mil seguidores no perfil da competição em menos de um mês de operação da marca na plataforma.
- No cenário atual em que vivemos, as redes sociais fazem parte da vida da grande maioria das pessoas, e por isso dedicamos muita atenção à presença do Cariocão nas plataformas. Cada rede tem suas peculiaridades, e estamos trabalhando isso de maneira muito feliz e bem-sucedida, impactando cada uma delas com conteúdos mais relevantes para o público. Montamos uma equipe de muita competência para o projeto, e os números comprovam o sucesso - completa Fernando Ferreira.
Números do Cariocão nas mídias sociais:
YouTube (Cariocão TV): 111 mil inscritos
Facebook (Campeonato Carioca): 300 mil fãs
Instagram (@cariocao): 67 mil seguidores
Twitter (@cariocao): 30 mil seguidores
TikTok (@cariocao): 91 mil seguidores / 567 mil curtidas
Kwai (@cariocao): 820 mil seguidores