Casagrande participa de bate-papo com estudantes sobre uso de drogas

O ex jogador e comentarista esportivo, Walter Casagrande, conversou com estudantes do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena sobre uso de drogas e sobre sua reabilitação

imagem cameraDivulgação/ CDN Comunicação
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/03/2017
16:21
Compartilhar

O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande Junior participou de um bate-papo sobre drogas com estudantes do Ensino Médio do Colégio Termomecanica-CTM, escola gratuita mantida pela Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo.

Casagrande falou sobre preconceito contra o dependente químico, sobre prevenção, a importância do apoio da família e dos amigos e revelou como tem sido a sua recuperação:

— Usei drogas pela primeira vez aos 14 anos, idade de muitos alunos da Fundação Salvador Arena. Eu estava em busca de algo espiritual, mas a droga tirou o que eu tinha de mais importante, que era a minha liberdade de escolha. Eu não estava no controle da minha vida e quando a gente perde esse controle, quem escolhe por nós é a droga. Por isso acho importante viajar pelo Brasil para compartilhar a minha história e tentar evitar que outras pessoas cometam o mesmo erro

Casagrande atuou em times como Corinthians, Flamengo e São Paulo nas décadas de 80 e 90, no futebol europeu e defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 86, no México. Em 2007, foi internado por dependência de drogas e, em 2013, lançou o livro “Casagrande e seus demônios”, biografia que conta a sua trajetória no futebol e o envolvimento com as drogas.

Orson Wohnrath, professor de Biologia do CTM, acompanhou os alunos durante o bate-papo, comentou sobre a importância de debater o assunto:

— É um tema que deve estar presente em sala de aula e em casa, com os pais. Na escola temos uma abordagem mais técnica, conversamos sobre os efeitos físicos e sociais e com visitas como essa, do Casagrande, os estudantes têm a oportunidade de ouvir depoimentos de quem perdeu muita coisa para as drogas e de que nem sempre é possível se recuperar.

A visita de Walter Casagrande fez parte da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena.

Siga o Lance! no Google News