O Comitê Disciplinar da FIFA informou nesta quinta-feira (23), que está abrindo um processo disciplinar contra o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales. O órgão usou como base o episódio da final da Copa do Mundo Feminina, onde o dirigente deu um beijo na jogadora Jenni Hermoso, sem o seu consentimento.
Segundo o Comitê, os eventos podem constituir as violações do artigo 13 (Comportamento ofensivo e violações dos princípios do Fair Play), parágrafos um e dois do Código Disciplinar da FIFA.
+ Comemore o aniversário do Gigante com a nova blusa. Use o cupom LANCEFUT e ganhe 10% OFF!
- Associações e clubes, bem como seus jogadores, dirigentes e quaisquer outros membro e/ou pessoa que exerça função em seu nome, deverá respeitar as Leis do Jogo, bem como os Estatutos da FIFA e os regulamentos, diretivas, diretrizes, circulares e decisões, e cumprir com os princípios de fair play, lealdade e integridade - cita o 1º parágrafo do artigo 13 do Código Disciplinar.
+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista
O Comitê irá fornecer mais informações sobre os processos disciplinares após a emissão de uma decisão final sobre o assunto.
A FIFA disse que reitera o compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário.
Recentemente, o dirigente foi acusado de assédio sexual pela ex-diretora-geral do sindicato Futebolistas ON, Tamara Ramos. Ela disse que Rubiales chegou a perguntar sobre as cores de suas roupas íntimas e outros comentários sexistas.
A Federação Espanhola agendou para sexta-feira, em caráter de urgência, uma Assembleia-Geral Extraordinária. A reunião é para debater os últimos casos envolvendo o atual presidente. De acordo com a imprensa da Espanha, o objetivo é que Rubiales dê explicações sobre as polêmicas envolvendo seu nome, mas não há indícios de que ele irá renunciar ao cargo. Seu mandato termina em 2024.