Copa do Mundo Feminina: Associação de Futebol da Zâmbia se pronuncia sobre casos de abuso sexual
Segundo o comunicado, nenhuma denúncia sobre o treinador foi registrada para a entidade
- Matéria
- Mais Notícias
Na madrugada desta sexta-feira (04), a Associação de Futebol da Zâmbia se pronunciou por meio das redes sociais sobre as acusações de abuso sexual do técnico da seleção feminina, Bruce Mwape, durante a Copa do Mundo Feminina. Segundo o comunicado, não há nenhuma denúncia sobre o treinador.
Relacionadas
— Gostaríamos de afirmar que a Associação de Futebol de Zâmbia (FAZ) não recebeu qualquer reclamação de alguma jogadora ou de dirigentes da delegação que viajaram para a Copa do Mundo. Portando, foi surpreendente ouvir as acusações de má conduta do treinador reportadas — declarou, o secretário geral da entidade Reuben Kamanga.
— O fato é que todas as sessões das “Cooper Queens” foram filmadas pela equipe de mídia da FAZ e nenhuma imagem foi enviada ao "The Guardian". Além disso, uma equipe da Fifa ligada ao time de Zâmbia na Copa do Mundo esteve presente em todas as sessões de treinamento — falou.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
A Associação confirmou por meio do comunicado que haverá medidas, caso encontre indícios de má conduta na delegação durante a Copa.
— Gostaríamos de deixar claro para o público que a FAZ mantém altos padrões de integridade e transparência e sempre exige uma conduta ética inabalável de jogadores e dirigentes dentro e fora de campo — disse Kamanga.
— Assim, não hesitaremos de tomar medidas disciplinares para qualquer ato ou má conduta quando recebermos alguma reclamação oficial ou quando tivermos alguma evidência sobre o suposto incidente — finalizou.
Histórico conturbado:
Essa não é a primeira vez que Mwape é acusado de abuso sexual. Antes da Copa, já havia denuncias do treinador. Segundo o "The Guardian", uma jogadora disse que "se o treinador quiser dormir com alguém, você tem que dizer sim".
A Associação de Futebol da Zâmbia disse em setembro de 2022, que levou a Fifa uma denúncia sobre abuso sexual, acusando Mwape e o técnico da seleção sub-17, Kaluba Kangwa.
+ Renato Gaúcho revela com quem gostaria de ter jogado! Assista à entrevista exclusiva!
Segundo a reportagem do jornal inglês, as jogadoras são ameaças de punição caso falem sobre o caso, e a federação do país tem "fechado os olhos porque a seleção feminina vem tendo bons resultados".
No dia 25 de julho, em uma entrevista coletiva, o técnico da seleção feminina foi questionado sobre o assunto, mas a Fifa não permitiu essas perguntas e acabou interrompendo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias