O Corinthians fechou uma parceria com a Miha Brasil para usar uma tecnologia 100% alemã que funciona a partir de impulsos elétricos que recriam o movimento natural do sistema nervoso. O aparelho, muito utilizado entre clubes europeus, trabalha até 300 músculos do corpo em 20 minutos de treino e ajuda principalmente na recuperação e condicionamento físico de atletas. No Brasil, o Vasco da Gama já conta com a tecnologia e famosos como Bruna Marquezine e a cantora Wanessa também incorporaram o método em seus treinamentos.
Nesta quinta-feira, 15, o jogador Rodrigo Taddei, que é atleta do Perugia (ITA) e se recupera de uma lesão na panturrilha, deu início ao processo de reabilitação muscular já com a nova tecnologia, no Laboratório Corinthians R9. Luciano Rosa, fisioterapeuta do clube, comandou o treinamento e falou sobre a importância da parceria para o desempenho dos atletas.
- Hoje aqui no nosso laboratório utilizamos muito esse aparelho principalmente no processo de reabilitação. Quando o atleta tem o diagnóstico de ativação muscular e tem uma certa deficiência em cooperação do lado oposto, ele realiza esse trabalho de estimulação sempre no pré treino. Ou seja, se precisa ter uma estimulação um pouco mais rápida da musculatura específica - analisa Luciano.
O método já é usado por atletas de alta perfomance, jogadores de futebol de grandes clubes da Europa e esportistas como o tenista Rafael Nadal e o campeão olímpico de atletismo Usain Bolt. De acordo com Oliver Schmidtlein, preparador físico do centro de terapia do Bayern de Munique, usar o aparelho isoladamente ou em conjunto com métodos convencionais de treino leva o jogador a novos níveis de resistência e desempenho. O treino EMS permite uma contração mais forte e mais intensa, aumentando o potencial de velocidade, resistência, força máxima, força explosiva, hipertrofia.