Diretor de ‘Acesso Total’ conta ao L! se houve censura do Corinthians e revela receio inicial dos atletas
Sucesso de audiência na Globo, documentário mostra os bastidores do futebol alvinegro na temporada 2020. Para Victor Pozella, ver a rotina dos atletas mudou sua visão sobre futebol
- Matéria
- Mais Notícias
A nova série da Globo "Acesso Total" está chamando a atenção do público por mostrar um outro lado sobre o futebol brasileiro. Comandado por Victor Pozella e Edgar Alencar, o conteúdo revela a rotina e o que muitas vezes o público não enxerga sobre o universo de um clube da elite. Ao LANCE!, Pozella conta que não teve nenhum tipo de censura por parte de atletas ou dirigentes do Corinthians.
+ Paulistão 2021: confira a tabela do estadual e saiba quando o Timão joga
Relacionadas
- A aceitação foi muito boa. Desde o primeiro dia, a sensação foi de orgulho por parte dos jogadores, por serem precursores de um projeto como esse, inédito em um clube de futebol no Brasil. É claro que eles estavam mais receosos nos primeiros dias, mas em pouco tempo se acostumaram com a nossa equipe se soltaram completamente. Construímos uma relação de confiança.
ENTENDENDO AS ESCOLHAS NO DIA A DIA
Logo nas primeiras cenas, é possível observar como os jogadores do Timão vão descobrindo e se acostumando com as câmeras. Centro de Treinamento, sala da diretoria, vestiário na Arena: a cobertura da equipe de Pozella aproveitou cada espaço compartilhado entre os corintianos para mostrar a realidade.
Lutando entre o rebaixamento e a Libertadores, a temporada de 2020 para o time paulista ainda foi complicada por dividir cena com a pandemia de coronavírus. Enquanto o clube não pediu que nenhuma cena fosse retirada do projeto, a única exigência era que os produtores e responsáveis pela série mantivessem os protocolos contra a Covid-19.
TORCEDOR VERÁ O JOGADOR COM MAIS HUMANINDADE
- Mudei bastante o meu olhar (sobre o futebol e os atletas). É realmente interessante observar o quanto eles vivem o futebol. Como se importam com as derrotas e com as vitórias. É possível sentir no café da manhã do dia seguinte, na ausência da música na academia, o quanto um resultado pode transformar o ambiente. Os jogadores sentem e vivem muito essa montanha russa dos resultados.
Outro aspecto que chamou a atenção do público é a verdade com que o conteúdo, que está sendo exibido no SporTV e no Globoplay, destaca as decisões do clube. A saída do atacante argentino Boselli é um dos exemplos que mais foi divulgado no começo da série. Porém, para o diretor e roteirista, um jogo marcou a temporada.
- É bem difícil destacar apenas um momento, mas escolho o clássico diante do Palmeiras. Tanto o pós-jogo quanto o dia seguinte, no CT Joaquim Grava. Aquele bastidor resume bem alguns dos sentimentos que vivemos nesse dia a dia.
LÍDER DE AUDIÊNCIA E INTERESSE DO PÚBLICO
A estreia do documentário “Acesso Total”, na noite da última segunda-feira, no SporTV, rendeu ao canal a liderança entre os canais esportivos da TV fechada, com mais do que o dobro de audiência do que o segundo colocado, entre 21h e 22h.
Dividido em cinco partes, o material traz os bastidores da caminhada do Corinthians ao longo da temporada 2020, com imagens exclusivas de treinamentos e vestiários em dias de jogos. O terceiro, quarto e quinto episódios serão exibidos no canal ao longo deste mês, nos dias 8, 15 e 22.
FÓRMULA DE SUCESSO EM OUTRAS LIGAS
Fora do Brasil, o modelo da série já fez sucesso ao "invadir" o tão secreto bastidor do futebol de clubes como Barcelona, da Espanha, e Sunderland, da Inglaterra. Em 2019, a Seleção Brasileira foi acompanhada na briga pelo título da Copa América.
Com a liderança da audiência e fazendo sucesso entre os torcedores de diversos clube, Pozella espera que o projeto de gravar a rotina dos jogadores não fique apenas limitado ao Corinthians.
- Estou bem animado com a repercussão do documentário. A torcida do Corinthians viu que o projeto vai muito além do fim da história e trata do meio, do caminho que foi traçado, dos obstáculos e das situações cotidianas. É um projeto que também proporciona envolvimento aos demais torcedores. É parte do processo. Além disso, o torcedor de futebol sempre teve curiosidade sobre o cotidiano de um time, independentemente de qual seja. Tomara que este projeto seja apenas o primeiro “Acesso Total”.
*sob supervisão de Ricardo Guimarães
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias